Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Software livre move novo portal da Itaipu
Tamanho da letra
11/11/2007

A Itaipu Binacional lança nesta terça-feira (13) seu novo portal de internet, um projeto inovador no Brasil e no Paraguai baseado em tecnologia de software livre. O banco de dados adotado é o PostgreSQL, enquanto o gerenciador de conteúdo é o Drupal, ambos de domínio público, ou seja, de utilização gratuita.

 

O PostgreSQL e o Drupal oferecem, sobretudo, agilidade e autonomia à atualização do portal. A inserção de dados é feita em tempo real, inclusive, com as possibilidades de criação de novas páginas e de alterações em menus.

 

O novo site da Itaipu reúne o que há de mais sofisticado em comunicação virtual. As mudanças envolvem desde o projeto gráfico até a organização do conteúdo e a leitura das páginas, que ficou mais agradável, com textos leves e ilustrados.

 

Idealizado no conceito de portal de notícias, o cartão de visitas da empresa para o mundo terá atualização permanente. A página inicial é dinâmica, com destaque para campanhas publicitárias, vídeos, arquivos de áudio, eventos e releases produzidos pela Divisão de Imprensa.

 

Colocado em posição privilegiada, o menu com o conteúdo estático do site agora divide-se em cinco canais (Energia, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Turismo e Tecnologia) que congregam as áreas de atuação da empresa.

 

Estão disponíveis informações sobre programas desenvolvidos pela Itaipu nas margens brasileira e paraguaia. Ao todo, são mais de 1.500 páginas internas, um portal com a grandiosidade da usina.

 

Cada canal dispõe de entrada, serviços e identidade visual personalizados. O ambiente de Turismo, por exemplo, foi inspirado em guias de viagem. Compartilha mapas, informações úteis e opiniões, ao permitir que os visitantes avaliem atrações da Itaipu e da tríplice fronteira.

 

Já os canais de Energia, Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Tecnologia contam com uma coluna de conteúdo relacionado. Esse espaço permite que departamentos e gestores de programas e projetos coloquem à disposição na rede arquivos para download.

 

Ainda na página inicial do site, um menu corporativo lista os ambientes Nossa História, Perfil Institucional, Recursos Humanos, Canal Fornecedores e Sala de Imprensa.

 

Com fotografias e vídeos antigos, a história da usina é contada sob três pontos-de-vista: humano, diplomático e energético. E um ambiente específico relembra o histórico da Itaipu no idioma guarani. “É a nossa homenagem ao povo paraguaio e a todos aqueles que ajudaram a construir a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia”, afirma Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social brasileiro.

 

O site foi concebido na resolução de tela 1024 x 768 pixels, uma tendência mundial que permite a visualização de mais elementos na área de trabalho. O projeto consumiu quase um ano para ser desenvolvido.