Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Site da ONU volta a destacar visita de Ban Ki-Moon a Itaipu
Tamanho da letra
26/08/2016

O site oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a destacar, nesta quarta-feira (24), a visita do secretário-geral Ban Ki-Moon a Foz do Iguaçu e a Itaipu, nos dias 6 e 7 de agosto. O texto, em inglês, é um resumo das atividades do secretário no Brasil, nos dias 4 a 7 deste mês. Para ler na íntegra, visite o link (clique aqui).

Confira abaixo o trecho que se refere à Itaipu, já traduzido para o português. Na imagem, a publicação da visita no Twitter da ONU:

No final da tarde [de sábado, 6 de agosto], o secretário-geral deixou o Rio de Janeiro em direção ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu, um Patrimônio Natural Mundial da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) que fica na fronteira entre Brasil e Argentina. O parque é conhecido pelas imensas cachoeiras.

No lado brasileiro das cataratas, o secretário-geral participou de um jantar organizado por Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Também estiveram presentes no jantar o ministro das Relações Exteriores no governo interino da República Federativa do Brasil, José [Serra], e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assim como a Dra. Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde.

Na manhã de domingo, 7 de agosto, o secretário-geral visitou a Itaipu Binacional, um projeto de usina hidrelétrica de propriedade conjunta do Brasil e do Paraguai. A usina, uma das maiores produtoras de energia hidrelétrica do mundo, fica na fronteira entre os dois países.

Durante sua visita ao local, o secretário-geral disse que foi inspirador. "Este é o lugar", disse ele, "onde usamos a natureza, o poder da água, em prol da humanidade, para o desenvolvimento, paz e harmonia."

"Se usarmos a água de forma inteligente, sustentável e eficiente, teremos um futuro sustentável tanto para o nosso planeta quanto para os seres humanos", acrescentou.

Como parte da visita, o secretário-geral também se reuniu com um grupo de jovens empresários de mais de 18 países que estão desenvolvendo projetos de energia sustentável no Parque Tecnológico Itaipu.”

Essa foi a segunda vez que Ban Ki-Moon visitou a hidrelétrica. A primeira foi em fevereiro de 2015, como parte de uma visita oficial ao governo do Paraguai. Para Samek, o retorno do secretário à usina é um reconhecimento aos compromissos assumidos pela binacional na promoção do desenvolvimento sustentável no entorno da usina, no Brasil e no Paraguai.

Repercussão

A visita foi notícia na imprensa do Brasil e de outros países. No Twitter e no Facebook oficiais da ONU, foram postados fotos e textos da visita, com elogios à estrutura e às ações socioambientais da Itaipu.