Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Simulador poderá ser copiado pela Eletronorte
Tamanho da letra
28/04/2008

Uma equipe da Eletronorte conheceu na Itaipu as técnicas de treinamento dos operadores e despachantes da usina. A visita se focou na apresentação do simulador das salas de controle central (CCR) e de despacho de carga, um ambiente único no Brasil em termos de hidrelétrica. O simulador é uma importante ferramenta de treinamento e avaliação, e em breve poderá ser copiado pela Eletronorte.

 


Equipe da Eletronorte conhece o simulador
de Itaipu
Na parte da manhã, Fernando de Menezes, da Divisão de Operação da Usina e Subestações (OPUO.DT), apresentou o sistema de operação de Itaipu, (SCADA, na sigla em inglês) que, implantado em 2002, exigiu uma mudança de paradigma no modo de operar a usina e a necessidade de constantes treinamentos.

 

Menezes também destacou o Sistema de Treinamento da Operação (STO), que avalia a cada quatro meses o grau de conhecimento dos operadores, e o Sistema de Gerenciamento de Inspeção de Operação (GIO), que garante que seja feita a manutenção dos equipamentos, registrando via código de barra a performance de cada inspetor.

 

Para operar o Scada foi preciso iniciar uma série de treinamentos, informou João Ricardo Camargo, do Grupo de Sistemas de Suporte. Inicialmente foram treinados os multiplicadores que repercutiram os ensinamentos para toda a equipe. “Antigamente o treinamento era feito por palestras. Agora tudo é feito na prática, no simulador”, disse Camargo. Esse método planejado de treinamento funciona até hoje.

 

Know how de Itaipu

 

A equipe da Eletronorte - com representantes das hidrelétricas de Tucuruí, Samuel e Coracy - ficou entusiasmada com o know how de Itaipu no treinamento de sua equipe de operação. “Na Eletronorte não temos um treinamento específico de equipamento, a visita serve para preencher essa lacuna”, disse Walter Fernandes dos Santos, superintendente de Operação e Manutenção da Geração da Eletronorte.

 

“Se o operador tiver um treinamento adequado, ele fica sujeito a menos erros”, concluiu. A idéia é fazer um simulador de manobras aos operadores das hidrelétricas e termelétricas da Eletronorte. Para isso, a equipe conheceu o simulador da Eletronuclear, e agora adquire o know how de Itaipu.

 

Walter também destacou a forma de treinamento pelo STO, em que é armazenado um banco de dados na intranet para constantes consulta dos operadores. “Vamos implantar esse sistema na Eletronorte”, afirmou. A intenção é também sugerir ao Operador Nacional do Sistema (ONS), que utilize esse sistema na certificação de operadores das centrais elétricas.

 

Outras visitas estão previstas para os próximos meses. O objsetivo é manter a troca de experiências entre as hidrelétricas do Norte do País e Itaipu. “Somos empresas similares e a troca é muito válida. A maior usina do mundo e maior genuinamente brasileira têm muito a ganhar”, disse, referindo-se às usinas de Itaipu e Tucuruí.