Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Show Rural Coopavel: ministro da Agricultura conhece trator a biometano no estande da Itaipu
Tamanho da letra
09/02/2017
 
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou nesta quinta-feira (9) o estande da Itaipu na 29ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e aproveitou para fazer um “teste” no trator a biometano que está exposto no local. Maggi queria ouvir o motor e sentir a potência do veículo. O barulho é igual ao de um trator convencional.
 
Clique na imagem para baixar o arquivo em alta definição.
 
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida, receberam o ministro. Almeida e Samek falaram sobre as estratégias da empresa para incentivar, no Oeste do Paraná, a produção e o uso do biogás, que tem como matéria-prima os dejetos da agropecuária.
 
O protótipo foi desenvolvido na Europa pela New Holland a partir do modelo T6.140. Antes de vir ao Brasil, o veículo foi testado em uma fazenda no norte da Itália. O trator a biometano apresenta uma economia de 40% de combustível em relação a um modelo convencional, com 80% menos emissões de poluentes.
 
Maggi, que é um homem do agronegócio e conhece maquinários, ligou o protótipo e ficou bastante curioso sobre a novidade.  Segundo o ministro, a ideia agora é encontrar estratégias para tornar o trator viável economicamente. Por enquanto, o veiculo não é produzido em escala comercial; está apenas em fase de pesquisa.
 
Antes de ser levado para o Show Rural, o trator foi testado na Granja Haacke, de Santa Helena. Na propriedade funciona uma estrutura com biodigestor, compressores e filtro para tratar dos dejetos gerados por gado confinado e galinhas poedeiras.
 
O biometano da propriedade abastece parte da frota de veículos do lado brasileiro da usina, em Foz do Iguaçu. Dos 249 veículos da empresa, 59 são movidos a biometano, número que deverá aumentar para 73 até o final do semestre.
 
Por meio de uma parceria, Itaipu e CIBiogás estão concluindo a construção de uma planta de produção de biometano dentro da usina, que vai utilizar grama, esgoto e sobras de alimentos. O gás vai reforçar o abastecimento da frota.
 
Pauta
 
Antes de visitar o estande de Itaipu, o ministro se encontrou com o presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, na Vitrine Embrapa, para o lançamento do aplicativo Doutor Milho, ferramenta tecnológica criada para auxiliar o acompanhamento do ciclo de plantio, além de duas novas variedades de soja e de feijão.
 
Às 11h30, no estande do Banco do Brasil, também acompanhou o lançamento do Custeio Digital, aplicativo para frequentadores do Show Rural 2017, que permite simular e enviar propostas de financiamento diretamente ao banco.