Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Setor elétrico premia Itaipu pela "melhor ação ambiental"
Tamanho da letra
27/11/2006

A 6ª edição do Prêmio Fundação Coge elegeu o programa Cultivando Água Boa, mantido pela Itaipu Binacional, como a melhor ação ambiental do setor elétrico brasileiro. O prêmio foi entregue na sexta-feira passada, em solenidade no Rio de Janeiro.

 

Participaram do prêmio da Fundação Coge 63 projetos de 28 empresas do setor elétrico, nas categorias: Capacidade e Desenvolvimento de Pessoas; Ações de Responsabilidade Social; Ações Ambientais; e Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. Nas Ações Ambientais, Itaipu concorreu com a Copel, do Paraná, e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, de São Paulo.

 

Os prêmios

 

Desde que o prêmio foi instituído, em 2001, é a primeira vez que um programa desenvolvido no Paraná vence numa das categorias. O Água Boa já ganhou vários prêmios. Um deles, internacional, foi o Carta da Terra, entregue em Amsterdã, Holanda, em 2005.

 

Em 2005, 2004 e 2003, as ações do programa garantiram ao Água Boa o Prêmio Expressão de Ecologia. O programa ganhou ainda o Prêmio Zilda Arns e outro concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

 

O diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, considera que a premiação da Fundação Coge, além do reconhecimento ao programa, traz ainda um efeito multiplicador de valor ético-pedagógico, o que fortalecerá "iniciativas similares em todo o País".

 

Outro ponto fundamental, no entender de Friedrich, é que,  ao se conceder o prêmio, houve um reconhecimento ao trabalho feito por Itaipu em parceria com a comunidade. Hoje, o Cultivando Água Boa tem 1.860 parceiros na região Oeste do Paraná.

 

Fundação Coge

 

Com sede no Rio de Janeiro, a Fundação Coge hoje tem a participação de 58 empresas do setor elétrico brasileiro, privadas ou públicas.

 

O júri do Prêmio Fundação Coge, na categoria ação ambiental, era formado por representantes de diversos setores: Associação Brasileira de Ecologia e de Prevenção à Poluição das Águas e do Ar; Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB); Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp); Conselho Nacional de Defesa Ambiental; e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).