Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Seminário sobre meio ambiente e setor elétrico tem inscrições até 24 de novembro
Tamanho da letra
23/10/2017

O seminário "O futuro da relação meio ambiente e setor elétrico", organizado pela Itaipu Binacional e pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), prossegue com inscrições abertas até 24 de novembro pela internet, por meio do site http://celebraeventos.com.br/fmase/.

Itaipu será a anfitriã do evento, que reunirá especialistas em meio ambiente e setor elétrico nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na própria hidrelétrica, em Foz do Iguaçu (PR). São esperados 250 participantes do setor e órgãos afins, como Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ibama e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre outros.

O encontro é destinado aos profissionais que atuam nas áreas ambiental, de planejamento, operação, jurídica das concessionárias de energia, em entidades de classe e setoriais, e em órgãos públicos (como agências reguladoras, órgãos ambientais, ministérios, secretarias estaduais e poder judiciário). Pesquisadores do setor e representantes da sociedade em geral também fazem parte do público-alvo do seminário.

“Nossa intenção é mostrar que é possível produzir energia elétrica de forma sustentável, trazendo uma contrapartida positiva ao meio ambiente", disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna.

Segundo o presidente do FMASE, Enio Marcus Brandão Fonseca, o evento é uma oportunidade para que o setor elétrico reflita sobre a importância da energia elétrica ao crescimento do País e também para o debate da interação entre a energia e a sociedade.

Para Fonseca, o seminário servirá para expor os ajustes que precisam ser feitos para dinamizar o setor, especialmente em relação às questões de regulação ambiental.

O evento será dividido em duas partes. No primeiro dia, serão debatidos temas como gestão sustentável e tecnológica, os desafios do licenciamento ambiental e a matriz energética brasileira. A programação do segundo dia prevê uma visita à usina hidrelétrica de Itaipu e aos projetos socioambientais mantidos pela empresa na região.

Dúvidas sobre as inscrições podem ser esclarecidas pelos e-mails glafava@itaipu.gov.br ou valeria@fmase.com.br. Por telefone, o contato deve ser feito pelo número (45) 3520-5765 com Glaucia Favero Valerio (Itaipu).

Seminário terá lançamento de livro

Durante o jantar de encerramento, será lançado o livro O Setor Elétrico e o Meio Ambiente, de Adriana Coli Pedreira, do FMASE, e Pedro Dias, da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH).

A obra reúne artigos de temas socioambientais variados relacionados ao setor elétrico. São nove capítulos que abordam assuntos como licenciamento ambiental do setor elétrico; recursos hídricos; manejo de fauna e flora; avaliações ambientais; desenvolvimento regional e sustentabilidade do setor elétrico, entre outros.