Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Seminário irá capacitar municípios a elaborar planos de saneamento
Tamanho da letra
22/10/2013

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em parceria com a Itaipu, a Fundação PTI e o BNDES, promove nesta quinta (24) e sexta-feira (25) o seminário Política e Plano de Saneamento Básico. A iniciativa faz parte de um convênio assinado entre Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e BNDES, no valor de R$ 50 milhões, para viabilizar projetos de saneamento, modernização administrativa e inclusão produtiva no Oeste Paranaense. O evento será no PTI.
     
No seminário, os participantes serão capacitados na elaboração dos planos básicos de saneamento, que é o primeiro passo para a elaboração da política de saneamento bem como para a viabilização de recursos para as obras nos municípios.
     
Conforme explica o gestor do convênio entre Itaipu, PTI e BNDES, João José Passini, o seminário contará com o apoio do Ministério das Cidades (por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental) e da Funasa, que ministrarão o treinamento. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer dois casos concretos de municípios que já concluíram a elaboração do plano: Diadema (SP) e Ouro Branco (MG).
    
“Dos 54 municípios (52 da Amop e outros dois que estão na área de influência da Itaipu) 29 elaboraram ou estão em fase de elaboração de seus planos. A meta é que todos tenham plano e política de saneamento para que, numa próxima fase, possamos buscar recursos para sua execução”, afirmou.
    
A elaboração de um plano de saneamento precisa contar com a participação da sociedade, por meio de audiências públicas. Já a política (também aprovada em audiência pública e na Câmara de Vereadores) contém metas específicas para cada um dos quatro eixos que compõem o plano: água potável, esgotamento sanitário, drenagem (captação de água da chuva) e destinação de resíduos sólidos (em consonância com a política nacional).
     
Ainda segundo Passini, o treinamento propriamente dito será na quarta-feira e, na quinta, durante a manhã, haverá uma oficina de trabalho para os municípios que desejarem elaborar seus planos com o apoio da Itaipu/PTI/BNDES. As atividades terão lugar na Sala Mercosul 1 do PTI.
     
Serviço:

   
Seminário Política e Plano de Saneamento Básico
Local: Parque Tecnológico Itaipu
Horário: das 8h às 18h no dia 24/10 e das 8h às 12h no dia 25/10
Inscrições através do email: confirmacoes@pti.org.br.
Informações pelo telefone: 45 3576-7489