Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Seleção sul-coreana escolhe Foz do Iguaçu para centro de treinamento
Tamanho da letra
01/02/2014

Foz do Iguaçu será o Centro de Treinamento da seleção da Coreia do Sul. É a única cidade do interior do Paraná e uma das três do Sul do Brasil na lista final dos 32 centros de treinamentos de seleções, divulgada oficialmente pela Fifa na noite de sexta-feira (dia 31).

Depois de treinar uma semana em Foz do Iguaçu, entre os dias 14 e 21 de janeiro, para amistosos nos Estados Unidos, a seleção sul-coreana deve voltar à cidade em maio. Já estão reservadas vagas em hotéis para os jogadores, a comissão técnica e também para cerca de 200 jornalistas dos meios de comunicação sul-coreanos.

No Mundial, a Coreia do Sul está no Grupo H, junto com as seleções da Bélgica, Argélia e Rússia, e estreia no dia 17 de junho, às 18h, contra a Rússia, em Cuiabá. Para os treinos da Copa do Mundo, os coreanos virão com a formação final, incluindo atletas que defendem clubes europeus.

Agradecimento

Ao tomar conhecimento da divulgação feita pela Fifa, Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, afirmou que "a decisão da Coreia do Sul de vir para Foz do Iguaçu é o reconhecimento ao trabalho, feito com muita determinação, de todos e todas que acreditaram que isso seria possível".

Para Piolla, "o desafio é imenso", para fazer com que tudo ocorra da melhor maneira possível no período de treinamento. "Tenho certeza que faremos Foz do Iguaçu brilhar nessa Copa e que a cidade será um dos principais destinos turísticos, para os estrangeiros que vierem assistir aos jogos no Brasil", completa.

A vinda da seleção sul-coreana é resultado direto da atuação da Gestão Integrada do Turismo, liderada pelo Fundo Iguaçu, que defendeu a candidatura de Foz para ser um dos centros de treinamento, perante o Comitê Organizador da Copa do Mundo. A cidade já está incluída no roteiro turístico oficial da Copa.

"Foz do Iguaçu vai ajudar a colocar o Paraná na agenda da Copa do Mundo. Não podíamos ficar de fora da preparação e da recepção do mundial. A Copa vai trazer milhares de turistas para o Brasil. Com a confirmação de Foz como centro de treinamento da Coreia do Sul, muitos deles vão querer conhecer a cidade, o que deve ampliar muito o número de visitantes no Destino Iguaçu", afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek.

Repercussão mundial

O secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, afirma que a vinda dos sul-coreanos representa "um dos maiores instrumentos que a gente vai ter para divulgar o destino, principalmente entre os asiáticos, porque a Copa do Mundo tem repercussão mundial". Além disso, diz, "contribuirá para melhorar a autoestima da comunidade iguaçuense".

O secretário administrativo do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Enio Eidt, comemora: "Para nós, é como se tivéssemos jogado na loteria e ganhado o grande prêmio, sem gastar nada!".

Ele lembra que o ICVB estava justamente trabalhando para "abrir o mercado asiático", que inclui, além da Coreia do Sul, Japão, China e Singapura, entre outros países importantes. "Estaremos com todos os holofotes da mídia asiática voltados sobre Foz do Iguaçu, o que permitirá atingir um público potencial de mais de 1 bilhão de pessoas", diz Enio.

Ele faz ainda outra comparação, afirmando que a vinda da seleção sul-coreana representará mais, em termos de divulgação do destino, do que a Copa América de 1999, quando a Seleção Brasileira ficou hospedada e treinou em Foz do Iguaçu, para os jogos disputados no Paraguai.

Os locais

Segundo Gilmar Piolla, os sul-coreanos terão um centro de treinamento oficial – o estádio Pedro Basso, do Flamengo, que está em obras de adequação aos padrões exigidos pela Fifa -, mas também utilizarão a estrutura do estádio do ABC, onde fizeram os treinos para os amistosos nos Estados Unidos.

No estádio do Flamengo, onde foi concluída a drenagem, as obras compreendem adequações no gramado, pintura em todas as instalações e reforma dos banheiros e vestiários, além de iluminação especial. Entre todos os CTs aprovados pela Fifa, é o que está mais próximo de um aeroporto, o que facilitará o deslocamento da seleção sul-coreana.

O trabalho para atrair a seleção sul-coreana é resultado de parcerias, que incluem Fundo Iguaçu, Itaipu Binacional, Prefeitura, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), Cataratas S.A., Macuco Safari, Chocolate Caseiro, Flamengo Esporte Clube e outros.

Os centros de treinamento

Ao divulgar os locais escolhidos pelas seleções para centros de treinamento, a Fifa informou que, a partir de agora, poderá ser feito o planejamento de toda a operação de segurança, transporte e logística, principalmente.

Até chegar aos 32 CTs, uma equipe técnica da Fifa, formada por 18 profissionais do Comitê Organizador Local, inspecionou 403 candidaturas em 25 estados e no Distrito Federal. Em outubro de 2013, foi lançado o catálogo com as 83 candidaturas aprovadas pela Fifa.

Entre os centros escolhidos, 24 estão situados na Região Sudeste, cinco na Região Nordeste e três na Região Sul do país – no Paraná, serão em Curitiba e Foz do Iguaçu; no Rio Grande do Sul, em Viamão.

Veja a lista completa:

Alemanha: Santa Cruz Cabrália (BA)

Argélia: Sorocaba (SP)

Argentina: Vespasiano (MG)

Austrália, Vitória (ES)

Bélgica: Mogi das Cruzes (SP)

Bósnia e Herzegovina: Guarujá (SP)

Brasil: Teresópolis (RJ)

Camarões: Vitória (ES)

Chile: Belo Horizonte (MG)

Coreia do Sul: Foz do Iguaçu (PR)

Costa do Marfim: Águas de Lindoia (SP)

Colômbia: Cotia (SP)

Costa Rica: Santos (SP)

Croácia: Mata de São João (BA)

Equador: Viamão (RS)

Espanha: Curitiba (PR)

Estados Unidos: São Paulo (SP)

França: Ribeirão Preto (SP)

Gana: Maceió (AL)

Grécia: Aracaju (SE)

Holanda: Rio de Janeiro (RJ)

Honduras: Porto Feliz (SP)

Inglaterra: Rio de Janeiro (RJ)

Itália: Mangaratiba (RJ)

Irã: Guarulhos (SP)

Japão: Itu (SP)

México: Santos (SP)

Nigéria: Campinas (SP)

Portugal: Campinas (SP)

Rússia: Itu (SP)

Suíça: Porto Seguro (BA)

Uruguai: Sete Lagoas (MG)