Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Sebastião Salgado abre exposição Trabalhadores, no Ecomuseu
Tamanho da letra
06/06/2014

A exposição “Trabalhadores” foi aberta nesta sexta-feira (6), no Ecomuseu de Itaipu, por um visitante exigente: o fotógrafo Sebastião Salgado, autor das 132 imagens expostas pela primeira vez em mais de uma década. Ele fez questão de ver a montagem pela manhã, antes da abertura oficial, programada para as 19h, e se emocionou no reencontro com as imagens.
       
Não foi a primeira visita de Sebastião Salgado à tríplice fronteira. Em 1980, ele passou alguns meses fotografando as obras de construção da usina e agora pôde rever a cidade.
      
“Essa exposição é tão bonita. Gosto dela mesmo depois de todo esse tempo”, disse o fotógrafo à equipe do Ecomuseu que acompanhou a visita. Enquanto caminhavam diante dos quadros expostos no Ecomuseu, Salgado e a sua esposa, a arquiteta Lélia Wanick Salgado, que é também a curadora da mostra, relembravam os momentos e as histórias por trás de cada imagem.
      
Fruto das viagens de Salgado por dezenas de países nos anos de 1986 a 1992, a mostra é uma homenagem a trabalhadores cujas funções já não existem mais, dizimadas pela modernização da indústria. “Quis fazer uma espécie de arqueologia, uma homenagem a um tipo de trabalho que não se encontra mais em lugar nenhum”, disse Sebastião Salgado. As fotos, publicadas em mais de 29 reportagens, estão reunidas no livro “Trabalhadores”.
      
Esta é a primeira vez que Foz do Iguaçu recebe uma exposição do fotógrafo, um dos mais importantes da atualidade. A vinda de “Trabalhadores” faz parte das comemorações dos 40 anos de Itaipu e dos 100 anos da cidade.
      
Para marcar a visita do fotógrafo à cidade, Salgado e Lélia plantaram uma pitangueira no Bosque dos Visitantes da Itaipu. Itaipu é parceira da instituição ambiental coordenada pelo fotógrafo.
     
Histórias eternas     
   
Das plantações de chá em Ruanda aos cemitérios de navios em Bangladesh, passando por países como Rússia, China, Índia, França, Polônia, cada foto revela um mundo de nuances e sentimentos. Salgado se lembra de cada história, de cada personagem e do momento em que tirou cada foto.
      
Um exemplo são as fotos em Serra Pelada, que ilustram a disputa de forças entre trabalhadores e a polícia. No momento congelado no tempo, o que se vê é o policial sozinho em meio à multidão, apontando uma espingarda e um revólver para o homem. Mas somente a memória de Salgado poderia narrar o fim da história: o trabalhador foi morto pelo policial, e o policial foi morto a pedradas pela multidão. É a luta de classes eternizada na fotografia.
       
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, considera a exposição um presente. “A obra de Sebastião Salgado, ao resgatar a humanidade em cada ser humano, mesmo nas condições mais duras e adversas, restabelece a nossa esperança”, disse.
      
Visitas      
 
A exposição “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, é uma iniciativa da Itaipu Binacional, com patrocínio da Renault do Brasil e Instituto Renault.
        
A exposição ficará aberta ao público, no Ecomuseu da Itaipu, de 7 de junho a 7 de setembro, período que abrange as férias escolares e a Copa do Mundo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30.
      
Exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 7 de junho de 2014 a 7 de setembro de 2014
Horários: das 8h30 às 16h30, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, mediante apresentação de título de eleitor ou comprovante de residência.
Classificação indicativa: livre.