Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Santa Helena se prepara para receber o 2º Festival Itaipu River Games
Tamanho da letra
06/04/2016
A segunda edição do Festival Itaipu River Games – evento que reúne música e esportes de aventura em meio à natureza – acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, na cidade de Santa Helena, Oeste do Paraná. O festival é promovido pela Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere), em parceria com a Itaipu Binacional.
 
A programação é extensa e inclui a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Slackline, oficinas de stand up padle (SUP) e slackline, apresentações de BMX Dirt Jump (modalidade semelhante ao motocross, mas utilizando bicicletas adaptadas) e shows com bandas e DJs da região.
 
Para receber o evento, uma grande estrutura com arquibancadas cobertas será montada no Complexo Balneário de Santa Helena, onde o público poderá acompanhar todas as atividades de forma gratuita. “Daremos continuidade aos trabalhos desenvolvidos com o slackline e o SUP em 2015 em Foz do Iguaçu, e agora trazendo uma nova modalidade, que é o BMX. A ideia é fomentar a cultura esportiva na região, e Santa Helena tem uma estrutura completa para a realização destes eventos”, explicou o presidente da Adere, Raby Khalil.
 
SUP
 
O público presente poderá participar das oficinas – também gratuitas – de SUP, coordenadas por atletas de Foz do Iguaçu e Cascavel. O esporte, que utiliza uma prancha e um remo, pode ser praticado por crianças, jovens e adultos. Os atletas da equipe Adere Slack Foz também comandarão as oficinas de slackline para iniciantes. Para participar de qualquer modalidade, basta comparecer à prainha de Santa Helena.
 
Campeonato de Slackline
 
Além dos atletas de várias cidades do Estado que estarão presentes para as disputas, o Campeonato Paranaense de Slackline contará com a participação de grandes nomes do esporte.
 
Entre eles estarão os campeões mundiais de slackline em 2015, Pedro Rafael Marques (o Pedrinho) e Giovanna Petrucci; o campeão latino-americano em 2014 e 4º colocado no Mundial de Slackline em 2015, Diogo Fernando; o top 10 do ranking mundial, Gabriel Aglio; e o precursor do slackline no Brasil e atleta de highline, Allan Pinheiro. Estes atletas irão compor a equipe de arbitragem do campeonato.
 
Próximas edições
 
A primeira edição do festival aconteceu no mês de fevereiro, na cidade Guaíra, e a próxima já tem data marcada: será entre os dias 16 e 17 de julho, em Santa Terezinha de Itaipu. A edição de inverno contará com uma competição de BMX e a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Slackline.
 
Parcerias
 
Organizado pela Adere em parceria com a Itaipu Binacional, o Festival Itaipu River Games conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Helena, Secretaria de Esportes e Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur).
 
Assessoria
 
Atenção, jornalistas: para mais informações sobre o evento, favor entrar em contato com a assessora de imprensa da Adere, Thays Petters, no telefone (45) 9926-2059.