Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Samek mostra experiência de Itaipu com hidrogênio
Tamanho da letra
24/09/2007

Participantes do Brasil H2 Fuel Cell Expo/Seminar conheceram nesta segunda-feira (24), em Curitiba, a experiência de geração de energia a partir do hidrogênio desenvolvida pela Itaipu Binacional. A apresentação esteve a cargo do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, que fez a palestra de abertura do evento.

Faz parte do planejamento estratégico da Itaipu, para o qüinqüênio 2004-2008, constituir-se em referência no estudo do hidrogênio e fontes alternativas de energia, por meio do aproveitamento da água, vertida ou não, que deixa de movimentar os geradores da usina nos momentos de baixo consumo de energia elétrica, normalmente à noite.

A Itaipu, destacou Samek, atua em parceria com a Unicamp e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) desde 2003 no sentido de implantar uma estação protótipo para produção do hidrogênio. Da mesma forma, realiza estudos de viabilidade econômica para sua produção industrial e planeja converter parcialmente a sua frota de carros e ônibus para veículos movidos a hidrogênio.

“Além de ser uma fonte de energia limpa, em que o resíduo é água limpa, o hidrogênio oferece a possibilidade de ser armazenado, o que a hidreletricidade não nos permite fazer”, observou Samek.

O hidrogênio, acrescentou o diretor-geral brasileiro, é uma contribuição valorosa para a sustentabilidade do planeta. E já pode ser considerado um dos combustíveis do futuro, capaz de suprir a demanda por petróleo e atender ao consumo de equipamentos de informática e telefones celulares. “O mundo inteiro busca conhecimento a respeito do hidrogênio, o que também estamos fazendo na Itaipu”, ressaltou Samek.

Realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Brasil H2 Fuel Cell Expo/Seminar reúne até amanhã (25) os maiores especialistas do País em hidrogênio e células a combustível. Entre os objetivos do encontro está a aproximação de empresas, instituições governamentais, o meio acadêmico e ambientalistas para discutir, fortalecer e realizar novos projetos com as tecnologias do hidrogênio.