Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Samek fala sobre integração no Cilac, em Montevidéu
Tamanho da letra
09/09/2016
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o diretor de Coordenação executivo, Pedro Domaniczky Lanik, participaram da sessão “Governança da água e segurança de recursos hídricos”, dentro do Fórum Aberto de Ciências na América Latina e Caribe (Cilac), nesta quarta-feira (8), em Montevidéu, no Uruguai.
 
A sessão foi organizada pelo Programa Hidrológico Internacional da Unesco (PHI-Unesco) e contou com a presença de András Szöllosi-Nagy, presidente do conselho Intergovernamental do PHI-Unesco; do diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Claudio Osako; do gerente do Núcleo de Relações Institucionais do CIBiogás, Marcelo Alves de Sousa; do diretor Nacional de Meio Ambiente do Ministério de Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai, Jorge Rucks; e do coordenador da Comissão Permanente do Comitê da Hidrovia do Rio Uruguai, José Luis Genta.
 
Samek destacou que a integração na América Latina é o caminho para a continuidade do processo de desenvolvimento sustentável na região. “A água é muito mais que uma mera questão ambiental, social, política ou econômica. É a soma de todos esses aspectos. E, por tudo isso, cientistas, pesquisadores, estudantes, políticos, inciativa pública, iniciativa privada, enfim, todos temos que caminhar juntos em busca de preservar e de fazer um uso correto desse recurso."
 
Sobre o Cilac
 
O Fórum Aberto de Ciências na América Latina e Caribe (Cilac) tem o objetivo de melhorar o cenário de desenvolvimento da América Latina e Caribe sob a perspectiva de integração estratégica do conhecimento.
 
O fórum também é um espaço regional de debate e intercâmbio para definir posições comuns em torno de uma agenda científica para o desenvolvimento sustentável e dar voz à região no âmbito global do Fórum Mundial das Ciências.
 
Entre os temas abordados, estão "Políticas Científicas", "Universidades para o desenvolvimento", "Cultivando Ciências e Cidadania", "Ciências para a agenda 2030" e "Ciências para a inovação empresarial".
 
Estande de Itaipu
 
No estande de Itaipu no Cilac, estão sendo apresentadas ações de pesquisa, ciência e inovação desenvolvidas pelo CIBiogás, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI