Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Rotary Clube e Corpo de Bombeiros reforçam apoio ao Banco de Leite de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
04/10/2006

O Banco de Leite de Foz do Iguaçu acaba de ganhar um resfriador para auxiliar no processo de pasteurização do leite doado por mulheres em fase de amamentação. O Rotary Clube Foz do Iguaçu fez a entrega do equipamento à unidade esta semana. Na ocasião o Corpo de Bombeiros oficializou o apoio ao Banco de Leite, que já tem como parceiros a Fundação de Saúde Itaiguapy, a Secretaria Municipal de Saúde, a Itaipu Binacional e também o Rotary.

 

Com o aparelho resfriador será possível fazer o choque térmico do leite e inibir microorganismos que possam estar presentes em sua composição. “Antes o processo era feito de forma artesanal e agora com o equipamento será possível garantir uma segurança ainda maior”, explica a enfermeira Roseli de Oliveira, coordenadora do serviço.

 

Todo leite coletado segue um rigoroso controle de qualidade. Após o tratamento térmico amostras do produto são enviadas ao laboratório e só depois do resultado é liberado para o consumo dos bebês internados na UTI neo-natal. O equipamento doado pelo Rotary tem capacidade para 65 frascos e foi adquirido com recursos de promoções do clube. “É uma satisfação poder ampliar esse projeto e saber que estamos salvando vidas”, disse o presidente Jandir Balvedi.

 

O Banco de Leite foi implantado na cidade há cinco anos é o principal projeto social conduzido pelo Rotary Clube Foz do Iguaçu. Desde 2003, a unidade funciona em uma casa cedida pela Itaipu; os funcionários pertencem à equipe da Secretaria Municipal de Saúde e os demais recursos são repassados pela Fundação Itaiguapy. “O esforço coletivo de todas essas entidades contribui para a redução da mortalidade infantil em Foz”, afirmou o presidente do Banco de Leite, João Ricardo Vieira Martins.

 

Novo parceiro

 

Na solenidade houve a assinatura de convênio com o Corpo de Bombeiros, que agora é responsável em ceder o veículo e um motorista para as visitas domiciliares para coleta de leite. De acordo com o major Marcos Jahnke, a decisão de auxiliar nesse projeto foi do comando geral da corporação em Curitiba e será mais uma das atividades desenvolvidas pelo órgão em várias cidades do Paraná daqui para frente. “Esse apoio também faz parte da nossa missão institucional que é salvar vidas”, declarou.

 

O diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Anilton José Beal, destacou que a eficiência e credibilidade dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros contribuíram com o Banco de Leite mesmo antes da formalização da parceria. “As doações aumentaram sensivelmente nas últimas semanas e por isso só temos a agradecer”, finalizou.