Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Rollemberg enaltece adoção do CAB no Distrito Federal
Tamanho da letra
29/07/2015

O governador Rodrigo Rollemberg acompanhado do diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, do secretário do Meio Ambiente, André Lima, e da secretária do Meio Ambiente de Goiás, Jacqueline Vieira, assinou acordo de cooperação técnica com a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional para investir no programa Cultivando Água Boa. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse nesta quarta-feira (29) que a adoção do programa Cultivando Água Boa (CAB) na região da capital do País é uma das iniciativas mais relevantes de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano. “Esta é, sem dúvidas, uma das ações mais importantes do nosso governo”, destacou o chefe do Executivo local. “Precisamos preservar nossas águas e mostrar ao mundo que somos referência em sustentabilidade”, completou.

A declaração foi feita na cerimônia que oficializou a parceria entre a Itaipu Binacional – criadora do CAB, desenvolvido pela hidrelétrica e parceiros – e o Distrito Federal. A solenidade foi no Palácio do Buriti, sede do governo do DF, durante reunião dos Conselhos de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente do DF.

O termo de cooperação técnica foi assinado por Rollemberg e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. O acordo foi referendado pelo secretário do Meio Ambiente, André Lima. “Estamos aqui para provar como é possível gerar emprego, renda e aumentar a economia sem esquecer de cuidar do meio ambiente”, disse o diretor. Em março deste ano, o governo de Minas Gerais também instituiu o CAB como política pública para proteção de seus recursos hídricos.

Em seu discurso, Samek disse que o Água Boa comprova como é possível tornar compatível o crescimento econômico, a geração de emprego e de renda com a preservação do meio ambiente. "Não são ações incompatíveis. Nós precisamos desenvolver as nossas cidades, nossa indústria, nosso comércio, nossa gente, mas, ao mesmo tempo, precisamos preservar esse bem maior, que é a natureza, a água, o solo", defendeu.

Também participaram da solenidade o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles; o superintendente do Banco do Brasil no Distrito Federal, José Amarildo Casagrande; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Marcos Frade; e a secretária do Meio Ambiente de Goiás, Jacqueline Vieira.

Após a assinatura, Samek entregou ao governador uma réplica do prêmio Água para a Vida, conferido à binacional pela Organização das Nações Unidas (ONU) neste ano. O governador ofereceu a Samek uma pintura com imagens da Chapada dos Veadeiros, parque de preservação ambiental localizado a 230 km de Brasília.

Mais de 30 frentes

Para Nelton Friedrich, a parceria com Rollemberg é muito representativa, pelo fato de a cabeceira do Rio Paraná estar localizada no Distrito Federal. "Brasília e o cerrado são o berço dessas águas que em Itaipu geram quase 18% da energia nacional e nascem também aqui, em Goiás e Minas Gerais".

No DF, o Cultivando Água Boa integrará 34 frentes de ação voltadas para a sustentabilidade ambiental em Brasília, com verba da Fundação Banco do Brasil.

Comitivas de multiplicadores do DF irão ao Paraná para conhecer as práticas desenvolvidas pela Itaipu. Técnicos e gestores locais do CAB, da Bacia do Paraná 3, também irão a Brasília.

"Nós estamos muito confiantes nessa parceria. Voltamos inspirados", relatou o administrador regional do Distrito Federal (Lago Norte e Varjão), Marcos Woortmann. Ele participou de uma primeira comitiva que esteve em Itaipu e região para conhecer o CAB.

Iniciado em 2003 em duas microbacias do Oeste do Paraná, o CAB está hoje em 217 microbacias da Bacia do Paraná 3, com 1.670 representantes de segmentos sociais dos municípios atendidos.

Via de mão-dupla

No encontro desta quarta, Rollemberg destacou projetos em andamento que pretendem reduzir o impacto ambiental e estimular a conscientização das comunidades, como a conclusão do aterro sanitário de Brasília para tratar os resíduos sólidos; a transformação dos parques como grandes centros de educação ambiental; a adoção de energia solar nas escolas públicas e de um grande programa de arborização.

Para o diretor-geral de Itaipu, essa parceria terá via de mão-dupla, uma vez que Itaipu espera aprender mais com as práticas socioambientais desenvolvidas no Distrito Federal. “Queremos manter o diálogo com o governo da capital”, completou o diretor-geral.

“É fundamental que nossas agendas estejam alinhadas para conduzirmos a preservação dos nossos recursos”, avaliou secretário do Meio Ambiente, André Lima.

Com informações da Agência Brasília