Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Rio Paraná atinge terceira maior cheia na região da Ponte da Amizade
Tamanho da letra
10/06/2014

O nível do Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atingiu o pico máximo da semana, nesta terça-feira, 10, à meia-noite, com 124,98 metros, na Ponte da Amizade, que une os dois países. É a terceira maior cheia de todos os tempos. A cota só perde para níveis registrados em 1983 e 1992, quando o Paranazão registrou as maiores enchentes locais. A estimativa é que o número de casa afetadas chegue a 500, a maior parte delas no lado paraguaio.

De acordo com o último Boletim Hidrológico de Itaipu, divulgado na manhã desta terça-feira, o nível do Rio Paraná subiu 16 metros em 25 horas desde o início em que as primeiras casas foram afetadas, quando o nível do rio estava em 109 metros. Em outros episódios semelhantes, a elevação ocorreu num espaçamento maior, de aproximadamente 48 horas. No lado paraguaio foram afetados os bairros de San Rafael, San Miguel, Remansito e o Club de Caza y Pesca.

Também sofrem os efeitos das inundações os bairros de Presidente Franco e a região da balsa que faz a ligação entre o Paraguai e a Argentina. O total de famílias atingidas ainda está sendo contabilizado, mas a estimativa é que o número chegue a 500.

Do lado brasileiro, as partes mais baixas dos bairros Porto Meira, Jardim Jupira, região do Marco das Três Fronteiras, Iate Clube Cataratas, Iate Clube Maringá, além de um porto de areia, foram inundadas. Mais de 50 famílias da Vila Bancária também se ressentem dos efeitos da cheia. Durante todo o dia de hoje, os níveis deverão se manter altos, com ligeira tendência de queda. Há previsão de uma nova frente fria para sábado e domingo com possibilidades de chuva.

Cota de referência para inundações

Em Ciudad del Este, Paraguai:
San Rafael : 109,90 metros na Ponte da Amizade (Primeira casa)
Remansito : 117,00 metros em Iate Clube Cataratas (em frente a Presidente Franco)
Club Monday: 124,00 metros na Ponte da Amizade.
Em Foz do Iguaçu:
Porto Meira: 114,00 metros no Iate Clube Cataratas
Vila Bancária: 119,00 metros no Iate Clube Cataratas
Iate Clube Cataratas :109,00 metros

Vertedouro

A Itaipu Binacional mantém pelo quarto dia seguido o vertedouro aberto. Nesta terça-feira, a usina está vertendo 9.760 mil metros cúbicos de água por segundo. Duas calhas estão abertas, a esquerda e a central. A afluência do Rio Paraná é de 19 mil metros cúbicos de água por segundo.

Cataratas e confluência

Na confluência, encontro dos rios Iguaçu e Paraná, no Marco das Três Fronteiras, logo abaixo das Cataratas, o pico máximo registrado foi às 17 horas de segunda-feira, 9, com 50 mil metros cúbicos de água por segundo. Nas Cataratas do Iguaçu, o máximo atingido foi de 27,674 mil metros cúbicos de água por segundo, na segunda-feira.