Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Representante da FAO faz alerta sobre escassez de água no mundo
Tamanho da letra
22/03/2007

Em menos de 20 anos, aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas poderão viver sob escassez de água no mundo. O alerta foi feito pelo representante da FAO, agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, José Tubino, durante a abertura do SOS H2O, evento das Nações Unidas em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizado ontem, quinta-feira, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

 

O volume de água própria para o consumo humano equivale a 0,008% do total de água no mundo. Segundo o relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo, atualmente 1,3 bilhão de pessoas não possui acesso à água potável e cerca de 40% da população mundial não dispõe de condições sanitárias básicas.

 

A escassez de água também vai comprometer a produção de alimentos. Até 2030, o consumo de alimentos deverá aumentar em até 55%, mas segundo Tubino, é possível que não haja água suficiente para atender a esta demanda crescente. Atualmente, 70% da água disponível para consumo humano é utilizada na produção de alimentos. 

 

Avanços no Brasil

 

Durante a abertura do SOS H2O, o representante da FAO também destacou o trabalho feito pelo Brasil para cumprir as metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas no Plano da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado em Johannesburgo (África do Sul), em 2002. Conforme Tubino, a ONU reconhece que o Brasil teve avanços expressivos em sua política de recursos hídricos.

 

O Relatório de Desenvolvimento Humano, publicado em 2006, aponta que a proporção de brasileiros com acesso a água potável aumentou 8% entre 1990 e 2004. Já o percentual da população que conta com saneamento adequado subiu 6%.

 

Tubino também anunciou que a ONU está consolidando um grupo de trabalho no Brasil voltado para o tema da água. “O grupo vai apoiar estudos sobre impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos e a formulação e consolidação de políticas públicas”, Tubino.

 

Paraná e Foz do Iguaçu

 

O evento em comemoração ao Dia Mundial da Água também foi prestigiado pelo governador Roberto Requião. Durante uma rápida passagem pelo PTI, Requião falou sobre os trabalhos de conservação dos recursos hídricos que vêm sendo desenvolvidos no Paraná, como repovoamento de rios, reflorestamento e conscientização ambiental. “A terra reage de forma dura aos seus agressores. Temos que mudar a visão capitalista de ter lucro a todo custo para tentar preservar a vida na terra”, disse Requião.

 

O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, também falou sobre alguns trabalhos de conservação ambiental que estão sendo desenvolvidos no município, como a reciclagem de lixo e o tratamento de esgoto doméstico, a preservação de rios e nascentes e a conscientização ambiental de crianças do ensino fundamental. “Queremos transformar cada estudante de 1ª a 4ª série num defensor do meio ambiente”, afirmou o prefeito.