Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Quarta Latinoware começa na próxima terça-feira
Tamanho da letra
09/11/2007

Começa na próxima terça-feira (13), às 10 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, a 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2007. Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar), e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro),a Latinoware é considerada o segundo maior evento de Software Livre da América do Sul.

  

Cerca de 2.500 pessoas, entre profissionais da área, professores, universitários, técnicos e pesquisadores, devem participar da Latinoware 2007. Também está confirmada a participação de 20 palestrantes, entre eles as três maiores personalidades mundiais do Software Livre - Richard Stallman, que foi quem deslanchou o movimento do software livre no mundo, com a criação da Free Software Foundation; John Maddog Hall, que é um dos fundadores do movimento Open Source International e, desde 1995, preside a Linux International; e Bruce Perens, que foi co-fundador do movimento Open Source Iniciative e líder do projeto Debian - nome adotado para uma distribuição não comercial dos programas de código aberto GNU/Linux.

 

Nos dois dias de evento, serão promovidas cerca 60 palestras e 16 mini-cursos, em que serão discutidos temas como a tecnologia da informação e comunicação com base em software livre, a integração latino-americana e os avanços do software livre no mundo.

 

E, durante a Latinoware 2007, também serão lançados importantes trabalhos, como o Guia Prático sobre Software Livre, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O material será uma contribuição para divulgar o papel do Software Livre na disseminação do uso das tecnologias da informação em prol do desenvolvimento sustentável.

 

Atrações

 

A quarta edição da Latinoware também vai premiar as melhores soluções em software livre apresentadas durante o evento. O Prêmio Latinoware de Software Livre foi criado para incentivar e valorizar as pesquisas para o desenvolvimento de programas de código aberto. Serão premiados os cinco melhores projetos, desenvolvidos por indivíduos ou grupos de desenvolvedores, em qualquer linguagem de programação.

 

Outra atração da Latinoware 2007 é a Olimpíada de Robótica Livre Latino-americana, em que serão demonstrados trabalhos realizados com o uso de ferramentas de hardware e software livre. A olimpíada terá caráter de oficina, pois os participantes vão trabalhar na construção de um "artefato técnico" que será controlado pela Interface de Hardware Livre (IHL), responsável pela comunicação entre o software de controle e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. O desafio é escrever o software que irá controlá-lo.

 

E, durante a Conferência, as crianças que visitarem a Estação Ciência nesses dias também terão a oportunidade de conhecer os conceitos de Software Livre, com a promoção da "Latinoware Kids". Uma tenda com computadores e laptops será montada em frente à Estação Ciência para que os alunos possam participar de atividades dinâmicas, que vão abordar conceitos e noções básicas de Software Livre.