Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Público poderá acompanhar Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay
Tamanho da letra
26/08/2016

Toda a população da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina está convidada a respirar muito adrenalina neste sábado (27), no Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, a partir das 9h30. O evento é aberto ao público, com entrada grátis, incluindo transporte. O translado funcionará das 6h às 8h30, com ônibus de ida e volta para quem quiser assistir à largada da prova, na margem paraguaia da usina, em Hernandárias.

Mas é preciso fazer o cadastramento, sem falta, no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), ao lado da Barreira Central, na entrada brasileira da usina (fim da Avenida Tancredo Neves), de onde partirão os ônibus rumo ao início do triatlo. Os estacionamentos do CRV, da Central de Cadastramento e da Vila C (atrás do CRV) estarão liberados para o público.  

Estão confirmados para a disputa mais de 650 atletas, de 18 países. A prova inclui 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Quem for acompanhar a competição terá um atrativo a mais: o vertedouro de Itaipu aberto, com previsão de pico de vertimento acima de 3 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), o dobro da vazão média das Cataratas do Iguaçu, entre 1,2 mil m³/s e 1,5 m³/s.

Para garantir a tranquilidade do evento, não haverá visitação aos atrativos da usina – apenas o Ecomuseu e a Iluminação da Barragem (que acontece à noite) estarão disponíveis aos turistas no sábado.

Paralelamente ao evento, desde quinta-feira (25) está aberta a Expo Ironman, no estacionamento do CRV. Na feira, o público tem à disposição um ambiente montado com lojas de equipamentos e roupas esportivas. No local também estão sendo entregues os kits dos atletas. A feira fica aberta das 9h às 19h, neste sábado, e das 9h às 12h no domingo (28).

Pódio

O pódio começa a ser formado a partir das 14h, quando os primeiros vencedores devem ser conhecidos. O encerramento está previsto para depois das 17h. Essa é a única prova binacional do circuito. As demais ocorrem em Palmas (TO), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). A Itaipu Binacional é patrocinadora máster da etapa. A organização é da Unlimited Sports e a realização, da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).

Time Itaipu

O Time Itaipu, com 16 empregados (15 de Itaipu e um do PTI), estará entre os triatletas. Na primeira edição da prova, em 2014 (quando ela ainda não era binacional e apenas parte do percurso acontecia dentro da usina), foram dois competidores da empresa. Em 2015, foram sete. Agora, a participação da “casa” mais que dobrou.

Vertimento

O vertimento ocorre quando há excedente de água na usina, ou seja, com a liberação de matéria-prima não utilizada para a geração de energia. O vertedouro tem capacidade máxima de escoamento de 62,2 mil m³/s, volume 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu. O vertedouro, que está aberto desde o último dia 21, tem três calhas e 14 comportas. A abertura deve permanecer ininterrupta até este domingo (28), com vertimentos esporádicos a partir desta data.

Programação

Sábado (27)

9h - 19h - Expo-Ironman (CRV Brasil)

6h - 8h30 - Transfer de Acesso à Largada (Estacionamento Vila C)

7h - 9h - Acesso à Área de Transição/Largada (Margem Direita Itaipu - Paraguai)

9h30 - 10h05 - Largada (em ondas) (Margem Direita Itaipu - Paraguai)

14h - Premiação (CRV Brasil - Chegada)

15h - 19h - Bike e Sacolas Check-Out (CRV Brasil - T2)

 

Domingo (28) - Itaipu Binacional

9h - 12h - Expo - Ironman (CRV Brasil - Chegada)

9h - 12h - Achados e Perdidos (CRV Brasil - Secretaria Ironman)

9h - Premiação Faixa Etária (CRV Brasil - Tenda Médica)

10h30 - Vagas Ironman 70.3 World Championship (CRV Brasil - Tenda Médica)