Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Publicações de gênero de Itaipu serão lançadas na Unioeste
Tamanho da letra
14/03/2007

No próximo dia 21, às 20h, dois lançamentos simultâneos de publicações de gênero, produzidas por Itaipu, movimentam a agenda cultural de Foz do Iguaçu. No auditório da Unioeste, serão lançados a coleção "Um Novo Mundo em Gestação", de Rose Marie Muraro e o "Caderno ABC da Eqüidade de Gênero", de Moema Viezzer. 

 

Os dois lançamentos fazem parte das comemorações do Mês da Mulher, coordenado pelo Programa Incentivo à Eqüidade de Gênero da Itaipu. O evento é uma parceria com o apoio da Unioeste, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi)/Conselho da Mulher Empreendedora e Conselho Municipal da Mulher. Durante a solenidade, a Acifi vai homenagear três mulheres de destaque na sociedade. 

 

A coleção de Rose Marie Muraro aborda algumas questões da maior relevância para o público em geral, em livros ilustrados, de fácil leitura, a baixo custo e que tratam de problemas nada fáceis para a espécie humana.  São seis livros: História do masculino e do feminino, Educando meninos e meninas para um mundo novo, Uma nova visão da política e da economia, A mulher na construção do futuro para onde vão os jovens e História do meio ambiente.

 

Quem é Rose Muraro 

 

Rose Marie Muraro é escritora e editora. Como editora, publicou 1.600 livros e escreveu 29 em toda a sua carreira. Foi uma das primeiras a levantar o problema da mulher no Brasil moderno. É também palestrante e conferencista internacional.

 

Em 1992 recebeu o título de Personalidade Intelectual do Ano pela União Brasileira de Escritores. Foi nove vezes indicada Mulher do Ano por várias instituições e duas vezes uma das Mulheres do Século. Foi nomeada Cidadã Honorária de Brasília (2001) e de São Paulo (2004).

 

Já o ABC dA Equidade de Gênero na Responsabilidade Socioambiental é uma abordagem inovadora da questão a partir da matriz energética. O texto é resultado das ações desenvolvidas pelo Programa de Equidade de Gênero da Itaipu Binacional como parte integrante da responsabilidade socioambiental da empresa. O trabalho atende às propostas do Grupo Permanente de Gênero do Ministério de Minas e Energia e do Programa de Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, de acordo com as diretrizes do Instituto Ethos. 

 

Sobre a autora

 

Moema L. Viezzer  é socióloga e educadora internacionalmente conhecida no movimento ambientalista e de mulheres.  É fundadora da Rede Mulher de Educação e co-fundadora de várias ONGs, Associações e Redes nacionais e internacionais para as quais desenvolveu programas de pesquisa-ação-participante. É também uma das pioneiras da introdução da análise e ações afirmativas de gênero no Brasil e América Latina. Moema reside em Toledo e é diretora da MV Consultoria de Educação Socioambiental. No último dia 7 de março foi agraciada com o prêmio Bertha Lutz, concedido pelo senado federal. Apenas 50 mulheres foram premiadas.

 

Depois de atuar mais de 30 anos em ONGs e movimentos sociais, atualmente presta consultorias para órgãos públicos e empresas, entre elas, a Itaipu Binacional.