Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
PTI traz espetáculo baseado em textos de Jorge Luis Borges
Tamanho da letra
29/10/2014

O espetáculo Eu vi o sol brilhar em toda sua glória, de João Paulo Lorenzon, traz de volta a agenda cultural da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), às 19h30 de sexta-feira (31), no Cineteatro dos Barrageiros. O teatro em forma de monólogo dramático se inspira em textos do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899–1986) e mostra um homem perdido, em uma terra devastada, que fala sobre as transformações pelas quais as pessoas passam após uma grande perda.

Interessados a assistir ao monólogo devem confirmar presença pelo site: www.pti.org.br/teatromonologo. A entrada é gratuita. O acesso ao PTI será pelo Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu. Os participantes podem deixar o automóvel no estacionamento do CRV (custo de R$ 5) e pegar os ônibus do turismo que levarão até o teatro. Pede-se chegar com 30 minutos de antecedência. Mais informações pelo e-mail eventos@pti.org.br ou pelos telefones (45) 3576-7154 / 3576-7152.

A peça estreou em 21 de maio de 2012, no Sesc Consolação, em São Paulo e, já naquele ano, recebeu duas indicações do Prêmio Shell – melhor ator para João Paulo Lorenzon e melhor iluminação para Lúcia Chedieck. No mesmo ano, a peça participou da programação do Ano do Brasil em Portugal, com quatro apresentações e uma oficina teatral na cidade de Lisboa.

De acordo com a responsável pelas ações na Fundação PTI, Thaisa Praxedes, o objetivo da agenda cultural do PTI é formar platéia em Foz do Iguaçu. “Nós não temos grandes espaços culturais ou cinemas alternativos, por isso, a ideia é proporcionar estas atividades artísticas e culturais para entender como o público vai recebê-las e, a partir disso, estruturamos nossa programação para o ano que vem”, disse. Taisa lembra que todo evento é acompanhado de uma oficina relacionada à atividade artística. Na tarde de sexta-feira, no Ecomuseu, acontecerá uma oficina de teatro.
    
O universo de Borges

Este é o quinto monólogo de João Paulo Lorenzon, o segundo inspirado no universo de Jorge Luis Borges (o primeiro foi Memória do Mundo, de 2008). Para melhor aproveitar o espetáculo, o público deve estar familiarizado com os textos do escritor argentino.

Eu vi o sol brilha em toda sua glória traz um homem perdido em uma terra em ruínas. No monólogo, o homem se pergunta como lidar com as perdas. O que fazemos quando um relacionamento acaba ou quando perdemos um ente querido? No que nos transformamos?  

Segundo o texto de Borges são estas perdas que fazem de nós o que somos. Todos somos feitos delas, mas temos dificuldade de desfrutar dos bons momentos que continuam após uma perda. Assim, podemos nos encorajar a enfrentar a vida, porque, sob este ponto de vista, perder pode significar ganhar.

A iluminação de Lúcia Chedieck ajuda a inspirar esta ideia. O espetáculo faz uma viagem sensorial, reflexiva e emotiva por meio da luz e da escuridão, das palavras e dos sons primitivos.
    
Agenda cultural do PTI

Desde setembro, o PTI traz uma farta programação cultural com dança, música, teatro e artes plásticas. O objetivo é estimular a integração dos diversos públicos que circulam pelo PTI e facilitar o acesso às artes, por meio da promoção de atividades culturais existentes em Foz do Iguaçu.

A agenda começou em 12 de setembro com a Companhia Ballet de Londrina executando a dança A sagração da primavera, baseada na obra do compositor russo Igor Stravinsky. Em outubro, teve artes visuais e circo (infantil e adulto). A programação termina em 11 de dezembro com o show musical Indivíduo corpo coletivo, do grupo Barbatuques, de São Paulo (SP)