Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
PTI sedia 1º Fórum de Líderes da Caciopar
Tamanho da letra
03/11/2006

Será  realizado hoje (sábado), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o 1º Fórum de Líderes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). A proposta é promover a integração de associações comerciais e empresários da região Oeste  através do intercâmbio de experiências e da captação e geração de negócios.

 

Cerca de 130 pessoas, entre empresários associados à Caciopar e representantes das 46 associações comerciais e industriais do Oeste do Paraná, são esperadas para o 1º Fórum de Líderes. Com o tema “Integrar para Crescer”, o Fórum pretende incentivar o debate entre os empresários sobre estratégias para a expansão de negócios e desenvolvimento regional. 

 

Programação 

 

A abertura oficial do 1º Fórum de Líderes será às 09 horas, seguida pela apresentação da estrutura e dos programas desenvolvidos pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que será feita pelo diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

 

Ainda pela manhã, haverá uma palestra com o consultor do Sebrae, Júlio Cezar Agostini, sobre “Cooperar para Competir”. Em seguida, representantes da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), vão apresentar a proposta de implantação dos portos intermodais do rio Paraná e Lago de Itaipu.

 

Já no período da tarde, técnicos da Caixa Econômica Federal vão falar sobre linhas de crédito para associações comerciais. Na seqüência do evento, a Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), vai apresentar o convênio firmado com o Sicoob para a criação do Credicabal, cartão de crédito da Acit que pode ser utilizado para compras em empresas associadas.

 

Debates 

 

O modelo de criação de agência de garantia de crédito na região Sudoeste também será apresentado e discutido durante o Fórum de Líderes. A apresentação será feita pelo representante da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas do Sudoeste do Paraná (Cacispar), João Penso Neto.

 

Já o diretor de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Rafael Salvatti, fará uma palestra sobre como preparar o Oeste do Paraná para ser um pólo gestor do Mercosul. Para encerrar o evento, o Sebrae vai coordenar um debate sobre estratégias e parcerias para o desenvolvimento de negócios na região.