Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
PTI receberá Laboratório do Procel será nesta quinta-feira
Tamanho da letra
03/05/2006

Hoje (quinta-feira 4 de maio), será lançada às 15:30 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a pedra fundamental do Laboratório de Eficiência Energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A instalação do laboratório no PTI faz parte de um convênio de cooperação técnico-financeira firmado entre a Itaipu, a Eletrobrás, o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para o desenvolvimento de ações integrantes do Procel na região. 

 

Criado em 1985, o Procel é um programa dos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio e tem como objetivo combater o desperdício e estimular o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores socioeconômicos do Brasil. A instalação do laboratório do Procel do PTI capacitará os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Unioeste nos conceitos de eficiência energética. E também no desenvolvimento de projetos de edificações que contemplem o uso de técnicas de automação e incorporem soluções de engenharia de redução de consumo de energia elétrica, sem reduzir o conforto ambiental.

 

Os trabalhos do Laboratório serão voltados ao desenvolvimento de experiências sobre eficiência energética em prédios públicos. Além das instituições já envolvidas, o convênio também prevê parcerias com outras instituições, visando à complementação de conhecimentos tecnológicos na área. Através dos resultados obtidos no Laboratório, serão criados índices mínimos de eficiência para os equipamentos utilizados em instalações de prédios públicos. Com base nestes índices, será possível determinar a necessidade de substituição de equipamentos por outros mais eficientes e aprimorar os projetos dos novos empreendimentos para assim promover a economia de energia.
 

Programação
 

- Assinatura de PS para a implantação de Banco de Germoplasma, com recursos da Itaipu, e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

9h30

- Discursos das autoridades presentes;

- Apresentação de palestras técnicas sobre os futuros parques e sobre pontos de pesca licenciados.

11h30

Visita técnica aos 30 tanques-redes instalados no reservatório, próximos ao Refúgio Biológico Bela Vista.