Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
PTI filia-se à rede mundial de Parques
Tamanho da letra
06/07/2007

Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é o mais novo filiado da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP). A inclusão do PTI como “full member”, máxima categoria da Associação, foi aprovada durante o XXIV Congresso da IASP, realizado na última terça-feira, em Barcelona, na Espanha. 

 

Com a filiação, o PTI passou a ser o segundo parque tecnológico brasileiro a integrar a IASP. Segundo o diretor-geral da Associação, Luis Sanz, a participação do PTI na IASP é um passo fundamental para garantir conexões, aproximações, ganhar velocidade e desenvolver-se.

 

“Os parques científicos e tecnológicos são um movimento inserido na economia do conhecimento, que é uma economia  global. Portanto, não é concebível que um parque dessa natureza possa funcionar isolado, sem conectar-se com os demais parques no mundo", disse. 

 

Ainda segundo Sanz, "um parque deve prover serviços de rede e contatos para suas empresas e conhecer as experiências dos demais parques mundiais”. 

 

Reconhecimento

 

Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Eduardo Fiates, a filiação do PTI à IASP como “full member” representa o reconhecimento internacional do modelo e do estágio de evolução do Parque. 

 

“A Associação reconheceu o PTI como instrumento efetivo de geração de empresas inovadoras e de promoção do desenvolvimento regional”, afirmou ele.

 

Já o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, destacou que, apesar de recente, o PTI já é uma referência para os parques brasileiros e de países em desenvolvimento pelo seu modelo inovador, que agrega academia, governo, empresas privadas e entidades de desenvolvimento internacionais na promoção de projetos multidisciplinares, que vão desde capacitação profissional até pesquisa científica, geração de empresas e transferência de tecnologias. 

 

“O PTI é considerado pelos especialistas um parque científico, tecnológico e de inovação. Temos muito que trabalhar para continuar sua consolidação e desenvolvimento”, disse Sotuyo.