Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Projeto “Meninos do Lago” leva atletas à elite da canoagem slalom
Tamanho da letra
29/07/2014

A recente conquista do ouro no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, no México, pelo iguaçuense Felipe Borges da Silva, 19 anos, indica que o projeto social Meninos do Lago, ao qual o atleta é vinculado, está no caminho certo.

A iniciativa, apoiada pela Itaipu Binacional, oferece 120 vagas a crianças e jovens matriculados em escolas públicas de Foz do Iguaçu e tem ajudado no fortalecimento da canoagem slalom do Brasil, com a formação de novos atletas e a elevação do nível técnico dos canoístas brasileiros.

Foi por esta porta de entrada que Felipe Borges trilhou seu caminho no esporte nos últimos seis anos, até chegar à Equipe Permanente de Canoagem Slalom e ao topo do pódio no Pan-Americano, que aconteceu nos últimos dias 11, 12 e 13.

No México, Felipe Borges venceu o favorito Sebastian Rossi, da Argentina, que vinha reunindo todos os títulos sul-americanos recentes da C1M (canoa masculina individual), na categoria sênior. O resultado foi o melhor da carreira do iguaçuense, duas vezes campeão sul-americano na categoria júnior e bicampeão brasileiro.

Agora, o jovem, que está no Meninos do Lago desde o início do projeto, em 2009, mira os Jogos Olímpicos de 2016. Antes disso, ele terá uma prévia no Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23, em 2015, em Foz do Iguaçu.

“Para a Olimpíada do Rio, teremos uma vaga garantida para o Brasil. Mas vou treinar bastante para ser a embarcação número um na minha categoria, para disputar os Jogos Olímpicos”, disse o atleta, que treina seis horas por dia, algumas delas no Canal Itaipu, dentro da usina.

“O resultado no âmbito esportivo é apenas mais um dos indicadores que comprovam o sucesso do trabalho desenvolvido pelos parceiros e pela Itaipu. Além de grandes atletas, estamos formando cidadãos que nos encherão de orgulho também fora das competições”, disse Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB).

Pioneiro

A história de Felipe e do projeto Meninos do Lago estão interligadas desde o início do projeto. O atual campeão pan-americano conheceu a canoagem em 2008, aos 14 anos de idade. Na época, o Instituto Meninos do Lago (Imel) ainda dava os primeiros passos como atividade no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) do Morumbi. “Ganhei minha primeira medalha naquele ano, com a competição de caiaque-polo”, disse.

“Ele era hiperativo e a gente o inscreveu em várias modalidades no Caic, mas ele gostou mesmo da canoagem. Acabou dando certo”, lembra Isoldi Guaitanele Borges, mãe do canoísta, que já esteve em mais de dez países para competições e treinamento.

Um ano depois, o Projeto Meninos do Lago – coordenado pelo instituto homônimo – foi lançado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Itaipu Binacional.

Hoje, o Imel representa os atletas do projeto e demais canoístas de Foz do Iguaçu – inclusive os integrantes da seleção brasileira permanente, que tem sede na cidade e patrocínio do BNDES. O Imel vem dominando o Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Canoagem desde o ano de 2010.

“O Meninos do Lago me ajudou em tudo. Sem isso, não teríamos como bancar os custos das viagens”, disse Felipe. “E ao formar novos canoístas, o projeto faz com quem cresçamos mais como atletas, porque aumenta a disputa e eleva a qualidade individual de cada um."