Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Projeto Viva o Verão movimenta temporada das praias da Costa Oeste
Tamanho da letra
09/01/2007

A partir deste final de semana, o Projeto Viva o Verão Costa Oeste/ 2007 vai movimentar os terminais turísticos das praias artificiais de Itaipu, que começam esta temporada comemorando mais uma vez bons índices de balneabilidade.  As oito prainhas localizadas na margem brasileira do Lago de Itaipu são consideradas excelentes para banho, de acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

O Projeto Viva o Verão  Costa Oeste 2007 será aberto neste sábado, às 14h, nas prainhas de Marechal Cândido Rondon,  Entre Rios do Oeste, São Miguel do Iguaçu e Missal. O projeto, que tem apoio de Itaipu, é uma parceria da Paraná Esporte, do governo do Estado e dos municípios lindeiros.  Na programação, muitas atividades esportivas e recreativas. Entre elas, voleibol, handebol e futevôlei, além de muita diversão, é claro.

 

Balneabilidade

 

O boletim de balneabilidade leva em consideração as amostras de água coletadas nas praias de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon. A última coleta da água foi feita entre os dias 3 de dezembro do ano passado e 1º de janeiro.

 

As prainhas da Costa Oeste são muito mais limpas que o litoral paranaense e trechos do litoral catarinense. As análises indicam, principalmente, que a água do reservatório da hidrelétrica de Itaipu está livre de coliformes fecais, bactérias que podem causar vários tipos de doenças nos banhistas, como infecções no nariz e ouvido, gastrenterites, hepatites do tipo A, febre tifóide e cólera.  Essa água, no entanto, só pode ser usada para consumo humano depois de tratada. Os bons índices de balneabilidade são reflexo direto do  Programa Cultivando Água Boa, desenvolvido em toda a Bacia do Paraná 3.

 

Lago

 

Com 1.350 quilômetros quadrados, o Lago de Itaipu é o sétimo em tamanho se comparado com outros lagos artificiais brasileiros - perde para os reservatórios das usinas de Sobradinho, Tucuruí, Porto Primavera, Balbina, Serra da Mesa e Furnas. Só a margem brasileira, onde estão localizadas as praias artificiais, que se estende de Guaíra a Foz do Iguaçu, tem uma extensão de 1.395 quilômetros. A margem paraguaia possui outros 1.524 quilômetros de extensão.