Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Projeto de música de raiz apoiado pela Itaipu será homenageado em Brasília
Tamanho da letra
11/07/2017
O Projeto Viola Lindeira – uma parceria entre a Itaipu Binacional, prefeituras dos municípios lindeiros ao lago da usina e o Instituto Viola Caipira – será homenageado nesta quinta-feira (13), em Brasília (DF), em sessão solene, no plenário da Câmara dos Deputados. Será um reconhecimento ao Dia Nacional da Música e da Viola Caipira, comemorado no mesmo dia – 13 de julho. O grupo de coordenadores e professores embarca nesta quarta-feira (12) para a capital federal.
 
A data celebra o nascimento de Cornélio Pires, bandeirante e expoente da música de raiz, reconhecido como grande artista e fomentador dos movimentos culturais interioranos. O convite foi feito pelo deputado paranaense Evandro Roman. A comitiva que vai a Brasília é formada por Crystian Fernandes, Leonardo Mariani, Everton Oliveira, Ricardo Denchuski e Daniel de Souza.
 
Para o coordenador do projeto, Crystian Fernandes, é um reconhecimento ao trabalho que, hoje, reúne 640 músicos amadores e profissionais. No ano passado, 572 crianças e adolescentes participaram do Projeto Viola Lindeira.
 
Uma das prioridades do Viola Caipira é atender famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuir para formação de orquestras de viola nos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. O público-alvo são crianças e adolescentes, que têm as aulas de viola no contraturno escolar.
 
As aulas são ministradas por músicos experientes da Orquestra Paranaense de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgacz, sediada em Cascavel, reconhecida como uma das melhores do Brasil. Todos os alunos devem estar devidamente matriculados na rede pública do ensino.
 
As aulas acontecem uma vez por semana. Cada município pode ter 40 alunos matriculados no contraturno escolar.
 
A Itaipu é responsável pelo suporte financeiro necessário a toda a parte operacional do projeto, como logística, pagamento dos professores, hospedagem e alimentação. O Instituto oferece os instrumentos musicais. A contrapartida das prefeituras é uma sala de aula com infraestrutura para receber os professores e os futuros músicos.
 
Atualmente está tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de lei 7.415 de 2017, que tem por objetivo instituir o dia nacional da música e da viola caipira, por reconhecer sua importância cultural e a necessidade de sua preservação como patrimônio.