Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Projeto Coleta Solidária em Medianeira
Tamanho da letra
04/05/2007

Numa parceria entre a Itaipu Binacional e o Instituto Lixo e Cidadania, 60 agentes de endemias e saúde do município de Medianeira estão recebendo treinamento para a implantação do projeto Coleta Solidária – uma das ações do programa Cultivando Água Boa. O treinamento está sendo ministrado pelo gestor do projeto, Luiz Carlos Matinc, funcionário da Itaipu, e pelo técnico Olivério Pacheco, do Instituto Lixo e Cidadania.

 

Os agentes são orientados sobre como atuar nas visitas que farão a todas as famílias da cidade para conscientizar especialmente as donas de casa sobre a correta separação e o adequado armazenamento do lixo, para disponibilizá-lo solidariamente aos catadores integrantes da associação da categoria no município.

 

Matinc informa que o lixão de Medianeira, onde inúmeras pessoas catam materiais recicláveis, vai ser fechado, por isso esses trabalhadores deverão passar a atuar dentro do projeto Coleta Solidária. O início do trabalho de coleta, de acordo com o sistema criado pela Itaipu dentro do Cultivando Água Boa, está marcado para o próximo dia 10. 

 

Matinc informa ainda que, numa demonstração dos avanços que o projeto vem tendo, já estão instalados na região da Bacia do Paraná III 22 barracões de armazenamento, separação e destinação final dos materiais recicláveis coletados pelos catadores ligados às respectivas associações.