Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Programação no Ocoy abre Semana Indígena nesta terça-feira
Tamanho da letra
07/04/2015

A 14ª Semana Cultural Indígena do Ocoy, na Comunidade Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, será aberta nesta terça-feira (7), às 9h, com a inauguração do portal de entrada da aldeia. Também serão entregues as obras de reforma do centro de artesanato e nutrição, centro de apoio à piscicultura e casa de reza. As atividades no Ocoy, que têm apoio de Itaipu Binacional, seguem até sexta-feira (10) e marcam as comemorações do Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril.
   
Durante a semana, estão previstas apresentações culturais da tradição indígena, medicina natural, exposições e venda de artesanato. Escolas da região poderão agendar visitas pelos telefones (45) 8433-8783/9134-0877/3565-2429.
 

Itamarã e Añetete

No próximo domingo, dia 12 de abril, será promovida a Caminhada da Natureza – Circuito Avá Guarani, em Diamante D’Oeste, também dentro das comemorações do Dia do Índio. Ainda em Diamante D’Oeste, de 14 a 16 de abril, vai ser realizada a 9ª Semana Cultural Indígena das comunidades Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete. Para agendar visitas, os contatos deverão ser feitos pelos telefones (45) 9965-6210 (Itamarã) e 8826/6426 (Añatete).

Tradição
Desde 2003, Itaipu desenvolve o programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas, dentro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), com ações para a melhoria da infraestrutura, fortalecimento da diversidade cultural, estímulo à formação de parcerias, segurança alimentar e nutricional – entre outras.

      
O programa acumula resultados importantes, como a construção de moradias, casas de reza e centros de artesanato, postos de saúde e escolas, cascalhamento das estradas de acesso e vias internas e implantação de rede de esgoto e rede elétrica.