Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Programa Oeste em Desenvolvimento abre ciclo sobre cadeias produtivas
Tamanho da letra
26/01/2015

O Programa Oeste em Desenvolvimento, que tem o apoio da Itaipu, promove, de terça (27) a sexta-feira (30), o terceiro ciclo de encontros das cadeias produtivas de proteínas animal da região.

As reuniões acontecerão em Itaipulândia (cadeia produtiva de suínos), na terça-feira (27); em Assis Chateaubriand (frango), na quarta (28); em Toledo (leite), na quinta (29); e em Palotina (peixe), na sexta (30).

O objetivo dos encontros será dar sequência à análise do diagnóstico de cada um dos componentes da cadeia produtiva de proteína animal na região. Esse trabalho ajudará a definir os planejamentos estratégicos das cadeias e também de toda a região Oeste do Estado.

Participaram das atividades produtores rurais, cooperativas agroindustriais, cooperativas e associações de produtores, sindicatos rurais, secretarias municipais de Agricultura, Indústria e Comércio, universidades e indústrias de processamento – como frigoríficos e laticínios.

Também estarão presentes técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab).

No último ciclo de reuniões técnicas do programa, nos dias 4 e 5 de dezembro, foram mobilizados quase cem representantes das cadeias de proteína animal da região. Os encontros ocorreram em Medianeira e Cascavel.

Sobre o programa

O Programa Oeste em Desenvolvimento foi lançado em agosto do ano passado, com a formação das Câmaras Técnicas e a posse da primeira diretoria, reunindo parceiros como Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Sebrae/PR, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Caciopar), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), cooperativas e universidades, entre outros.

O programa abrange 54 municípios e uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. Mais informações podem ser obtidas no site do programa (http://www.oesteemdesenvolvimento.com.br/).