Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Programa lança Câmara Técnica de Energias Renováveis
Tamanho da letra
16/10/2014

O Programa Oeste em Desenvolvimento, que tem apoio da Itaipu Binacional, lançou na manhã desta quarta-feira (15), em Foz do Iguaçu, a proposta para formação de uma Câmara Técnica de Energias Renováveis.

A ideia é criar um fórum com diferentes instituições, dos setores público e privado, para discutir e estimular a adoção de projetos baseados em energias renováveis – como a solar, a eólica e o biogás.

O lançamento ocorreu durante a abertura do Seminário Energias Renováveis como Vetor do Desenvolvimento do Oeste do Paraná, no Hotel Viale Cataratas. O evento segue até quinta-feira (16) e faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Sebrae Paraná.


Foto: Nilton Rolin / Itaipu Binacional.

Participaram da solenidade o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário César Costenaro; o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Marcel Henrique Micheletto; o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Júlio Cezar Agostini; e o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr. (foto) – entre outras autoridades.

Costenaro explicou que as energias renováveis estão entre os eixos estratégicos do Programa Oeste em Desenvolvimento, ou seja, são ações que contribuem para a construção de um cenário favorável ao desenvolvimento sustentável.

Os outros eixos estruturantes são infraestrutura/logística, pesquisa e desenvolvimento, crédito e fomento, capital social e cooperação.

Segundo ele, a partir do lançamento da câmara e da apresentação da metodologia de trabalho, os integrantes serão escolhidos pelos próprios membros do programa – nos cargos de coordenação, moderação, secretaria executiva e assessoria técnica. “Muitos pesquisadores já demonstraram interesse em participar”, adiantou.

Cícero Bley lembrou que a região já conta com a maior produtora de energia limpa e renovável do planeta – Itaipu Binacional – e todo esse conhecimento está disponível para ajudar a desenvolver o setor. “A estratégia é estimular os recursos naturais locais, que estão disponíveis para fazer energia. E com isso ficando toda a economia na própria região Oeste do Estado”, disse.

Após a apresentação da câmara técnica, Cícero Bley participou do painel O panorama das energias renováveis e sua contribuição para o emergir de uma nova economia no Oeste do Paraná, ao lado do pesquisador Cláudio Lima. O painel foi mediado pelo diretor do Sebrae, Júlio Agostini.

Nesta sexta-feira, Bley fará a apresentação do programa Silício Verde, dentro do painel Energia Fotovoltaica – que será mediado pelo gerente da regional oeste do Sebrae Paraná, Orestes Hotz.

Showroom

Paralelamente ao seminário, um showroom apresenta aos participantes iniciativas na área de energias renováveis na região e no Estado – entre elas, trabalhos de Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e do Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIBiogás-ER).