Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Programa da Itaipu ganha exposição no Jardim Botânico, em Curitiba
Tamanho da letra
27/08/2014

Os resultados colhidos em 11 anos do Programa Cultivando Água Boa, que envolve os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), vão ajudar no trabalho de educação promovido pelas equipes de Meio Ambiente de Curitiba. Um painel de 85 metros, com fotos e textos que explicam como o programa funciona, foi aberto à visitação pública, nesta terça-feira (26), no Salão de Exposições do Jardim Botânico, e estará disponível aos visitantes até 31 de outubro.


   
A abertura da exposição contou com a presença do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, do diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e do secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
   
Criado em 2003, o programa tem como eixo a missão de Itaipu, que é gerar energia de qualidade com responsabilidade socioambiental. “Quando há uma união dos esforços de duas instituições inovadoras e vanguardistas como a Prefeitura de Curitiba e Itaipu, o resultado são produtos de extrema qualidade nas perspectivas de contribuir para um mundo melhor e para o desenvolvimento sustentável”, afirma Samek.
   
Segundo ele, a exposição contribui especialmente na educação de uma juventude que terá a responsabilidade de comandar a sociedade em um breve futuro. “Não queremos ser apenas produtores de energia, mas também de cidadania e de responsabilidade social.”

Mais CAB na capital
 
Segundo Friedrich, a intenção é ampliar a parceria a partir da exposição. Ele conta que estão em discussão algumas ações que poderão promover o intercâmbio entre as comunidades envolvidas pelo Cultivando Água Boa e a população curitibana. As atividades devem ser realizadas na sala verde do Jardim Botânico, destinada ao atendimento de crianças e escolas que visitam o espaço.
   
Como exemplo desse projeto, Friedrich cita a possibilidade de levar as merendeiras que participam do concurso de pratos saudáveis para um encontro com as merendeiras das escolas de Curitiba e região. “Esta exposição consolida uma parceria que promete ter grandes desdobramentos”, afirma Friedrich.
   
Parceria
   
Para Mirian, Itaipu é um exemplo mundial de preservação ambiental que merece ser compartilhado com todo o País. “Temos orgulho e somos agradecidos por contar com a Itaipu como parceira”, disse. “Que ela traga a Curitiba muitas lições de como preservar o meio ambiente.”
    
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, a exposição valoriza ainda mais um dos espaços mais importantes de Curitiba. “O Jardim Botânico é uma das nossas principais marcas. É simbólico que estejamos retomando este espaço de exposição e educação para crianças e adultos”, diz Lima.
  
Mudança de vida
   
De acordo com Sidney Carlos Silva, da Assistência da Diretoria da Coordenação (AS.CD), o programa já ajudou a mudar para melhor a vida de muitas pessoas da comunidade regional. Ele cita casos de moradores que encontraram alternativas de vida e geração de renda que permitiram que se mantivessem nos municípios de origem.
 
O CAB envolve 65 ações que vão desde a educação ambiental, passando pelo desenvolvimento regional sustentável, cultivo de peixes e de plantas medicinais, até iniciativas diretamente ligadas à conservação da bacia hidrográfica. Cerca de 2.200 parceiros estão envolvidos no programa, nos 29 municípios da BP3.
 
Serviço

 
Exposição Cultivando Água Boa
Sala de exposições do Jardim Botânico, Curitiba
Até 31 de outubro de 2014-08-26
Das 9h às 17h