Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Principal competição de triatlo de longa distância do mundo será neste sábado (30), em Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
29/08/2014

Mais de mil atletas de 14 países participam, neste sábado (30), a partir das 9h, em Foz do Iguaçu (PR), da terceira etapa brasileira do Ironman 70.3, uma das mais importantes competições de triatlo de longa distância do mundo.

A prova será disputada pela primeira vez na cidade e terá o Lago de Itaipu e a usina hidrelétrica de Itaipu como os principais palcos da competição. Os atletas vão disputar US$ 50 mil em prêmios (categoria Elite) e 35 vagas para a etapa mundial do Ironman 70.3, em 2015, na Áustria.

O evento é organizado pela Latin Sports e conta com o patrocínio da Mizuno e apoio da Oakley, Gatorade, Aqua Sphere, Sportpass, Azul, 3zone e Golden Tulip.

Atenção imprensa:

Por não se tratar de um evento organizado pela Itaipu, o credenciamento dos veículos de Imprensa será feito somente com a organização do Ironman.
Veículos que ainda não tiverem providenciado o credenciamento no site oficial devem entrar em contato o mais breve possível com Marcelo Braga, nos telefones (11) 98266-6086 / 98931-8977, ou com Danilo Caboclo (11) 97667-9636.

Como será

Os atletas vão competir em três modalidades: natação (1,9 quilômetro, ciclismo (90 quilômetros) e corrida (21,1 quilômetros). A largada será no Iate Clube Lago de Itaipu (Icli), com o primeiro percurso, a natação, dentro do Lago de Itaipu.

Em seguida, percorrerão de bicicleta os 22 quilômetros do Icli até a entrada da usina, contornando a subestação Eletrobras Furnas. Já dentro do complexo binacional, serão dadas três voltas em um percurso de 22,7 quilômetros cada – totalizando os 90 quilômetros.
A última parte da prova, os 21 quilômetros de corrida, será feita toda dentro de Itaipu, com uma única volta saindo da barreira de controle, na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV).

O público poderá assistir

Quem quiser acompanhar a parte da competição que acontecerá dentro da usina de Itaipu (ciclismo e corrida), deve comparecer com antecedência à Expo Ironman para se inscrever e retirar a pulseira que dará acesso às arquibancadas. A inscrição é individual e gratuita.

A Expo Ironman está instalada no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, na Avenida Tancredo Neves, 6731, Vila C, ao lado da Barreira de Controle da usina.

No local, além da estrutura para emitir autorizações de entrada, haverá estandes com produtos e serviços dos patrocinadores do evento. O horário de funcionamento será das 9h às 19h, neste sábado (30), e das 9h às 12h, no domingo (31).

No domingo haverá a cerimônia de premiação, no Mirante Central da Itaipu. Ônibus partindo do CRV irão transportar os interessados até o mirante. Para este evento, não será necessário credenciamento prévio.

Empregados da Itaipu que pretendam assistir à prova também deverão fazer a inscrição na Expo Ironman. Não será permitida a entrada no evento portando somente o crachá de empregado.

Para assistir à largada, no Icli

A largada dos atletas está prevista para as 9h20 (elite) e 9h30 (geral), no Icli. Haverá ônibus gratuitos, das 6h às 8h da manhã, fazendo o transporte do estacionamento do CRV da Itaipu até o Icli e, depois, novamente até o CRV.

Para assistir a essa primeira etapa, de natação, não será necessário retirar a pulseira antecipadamente, mas é preciso ir até o local em um dos ônibus credenciados.

Trânsito

Os organizadores e órgãos públicos prepararam um esquema de interdição das vias utilizadas no percurso, neste sábado. As vias percorridas serão interditadas total ou parcialmente, conforme a seguinte programação:

- das 9h30 às 11h, interdição total das avenidas Inácio Reuter Sattomaior, João Ricieri Maron e Fiorino Brol;
- das 9h45 às 11h30, interdição total da Avenida Edésio Fabiano Andrade e da Rua Engenheiro Augusto Araújo;
- das 10h às 12h, interdição total da Avenida Andradina e parcial da Avenida Tarquínio Joslin dos Santos;
- das 10h às 12h30, interdição parcial da Avenida Tancredo Neves.

Turismo suspenso

No sábado, não haverá visitas turísticas na Itaipu. Também não serão fornecidas autorizações para empregados acompanharem visitantes.

Congresso de Educação

Empregados e estudantes do Parque Tecnológico Itaipu e da Unila que precisem ter acesso a esses locais, neste sábado, deverão embarcar nos ônibus a alguns metros de distância dos pontos onde normalmente fazem o embarque. O espaço estará demarcado.

Somente será permitido o acesso a veículos autorizados previamente. Participantes do 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, que também ocorrerá neste sábado, deverão embarcar nos ônibus que saem da Unila Centro. O trânsito na usina de Itaipu ficará em apenas meia pista durante determinados períodos.

Estudantes e participantes do congresso que desejem acompanhar a prova do Ironman também precisarão se inscrever e retirar a pulseira. Não será permitida a permanência sem a pulseira de identificação.

Outras informações

Mais informações sobre o Ironman no site oficial do evento: www.ironmanbrasil.com.br.