Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Presidente da Funasa abre seminário sobre qualidade da água em Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
15/08/2017
A adoção de tecnologias simples e baratas, como a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, também chamada de Salta-Z, desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tem ajudado o Brasil a cumprir um dos mais importantes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – a ODS de número 6, que prevê “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.
 
Clique na foto para baixar arquivo em alta resolução. Crédito: Nilton Rolin/Itaipu Binacional.
 
A avaliação é do presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, que esteve em Foz do Iguaçu (PR) nesta terça-feira (15) para a abertura do 3º Seminário de Qualidade da Água. O evento, promovido pela própria Funasa, em parceria com Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), segue até quinta-feira (17), com uma extensa programação técnica.
 
Também participaram da cerimônia a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti; o diretor de Coordenação da Itaipu, Hélio Gilberto Amaral; o diretor técnico da Fundação PTI, Cláudio Osako; e o presidente regional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Darci Ervino Schitz – entre outras autoridades.
 
“A qualidade da água consumida pelo brasileiro tem melhorado muito”, assegurou Dias. “Nós temos prezado por essa melhora dia a dia, desenvolvendo novos sistemas de tratamento de água, simplificados, beneficiando comunidades extremas, como as ribeirinhas, quilombolas e comunidades de difícil acesso.”
 
O Salta-Z utiliza filtros e dosadores artesanais, com baixo custo de aplicação e manutenção simples, obtendo como resultado padrões de água compatíveis aos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para o presidente da Funasa, que representou o ministro de Saúde, Ricardo Barros, no evento, essa tecnologia “será uma revolução do governo federal no combate a doenças provocadas pela água (contaminada)”.
 
Terra das águas
 
Cida Borghetti observou que o seminário vai permitir a troca de experiência entre técnicos de todo o Brasil e destacou o fato de ser realizado na terra que abriga as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza – e a usina hidrelétrica de Itaipu – a recordista mundial de geração de energia.
 
 “Quando o assunto é saúde pública, qualidade da água, Itaipu tem muito a nos falar”, declarou – citando a parceria do governo do Estado com a Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa (CAB), para o processo de revitalização do Rio Iguaçu, anunciado no último dia 8. “Já estamos há dois anos com esse trabalho de revitalização e limpeza do Iguaçu e, agora, vamos adotar também a metodologia de Itaipu, que será muito importante para a continuidade do projeto.”
 
A vice-governadora lembrou ainda dos investimentos feitos pelo governo do Estado em tratamento de água e saneamento básico, por meio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que refletem na saúde e na qualidade de vida da população. Essa condição, afirmou, permite ao Paraná contar com vários municípios entre os melhores do País.
 
 “A Itaipu se preocupa cada vez mais com o conceito novo de segurança hídrica. Nós podemos observar no mundo todo e, agora no Brasil, em alguns momentos, que rios começam a não ter quantidade de água suficiente para cumprir todo o papel que água tem na vida no cidadão”, disse o diretor de Coordenação de Itaipu, Hélio Amaral.
 
“O Cultivando Água Boa é muito bem sucedido, premiado pelas Nações Unidas. Nós iremos tentar disseminar essa cultura e o próprio programa em si em outros países e Estados do Brasil, como, por exemplo, na Bacia do Iguaçu. Mas também estamos dando um passo além que é a expansão do CAB nesse conceito maior de segurança hídrica e desenvolvimento regional sustentável”, completou.
 
Após a cerimônia de abertura, o consultor da Direção Geral de Itaipu, João José Passini, apresentou a palestra magna do seminário. Passini falou sobre os programas socioambientais de Itaipu, com ênfase no Cultivando Água Boa, vencedor da 5ª edição do Prêmio Água para a Vida 2015, oferecido pela ONU, na categoria “Melhores práticas em gestão da água”.
 
O 3º Seminário de Qualidade da Água é realizado no Auditório César Lattes, no PTI. Confira abaixo a programação completa do evento para os próximos dias:
 
Quarta-feira (16)
 
Coordenadora da mesa: Adriana Brandt
 
8h – 8h50 - Gestão de Águas Subterrâneas / Herman Vargas – Responsável técnica da empresa CEPPA projetos, e professor da faculdade Dom Bosco.
 
8h50 – 9h30 - Programa Vigiágua no Paraná / Celso Rúbio - Secretaria Estadual de Saúde do Paraná
 
9h30 - 10h - Descentralização Analítica no Controle de Qualidade da Água: Experiência no Paraná / André Dedeck - Laboratório Central do Estado do Paraná
 
10h15 - 11h - Plano de Segurança da Água em Comunidades Rurais / Lucas Achaval Silva – Departamento de Saúde Ambiental – Presidência da Funasa
 
11h - 11h50 - Influência do Uso e Ocupação do Solo na Qualidade da Água de Manancial Superficial / Paulo Sérgio Scalize - Universidade Federal de Goiás
 
Coordenadora da mesa: Gilcelia Cordeiro
 
14h - 14h50 - Plano de Segurança da Água: Uma Experiência em uma Empresa de Saneamento / Romeu Cantusio Neto - Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas
 
14h50 - 15h40 - Coleta, Transporte e Análise de Água / Luana Mesquita da Silva – Funasa/RR
 
15h40 - 16h30 - Segurança Química na Água / Marco Tadeu – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
 
16h45 - 17h35 - Boas Práticas em Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Humano / Vera Lúcia Viana Leite - Regional de Saúde de Cianorte
 
Quinta-feira (17)
 
Coordenadora da Mesa: Renata Saviato Dias
 
8h - 8h50 - Microbiologia da Água para Consumo Humano / Márcia Araújo Van Der Boor – Funasa/MA
 
8h50 - 9h10 - Tratamento e Potabilidade -/ Lucila Adriani Coral – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
 
9h10 - 10h - Sistema Alternativo de Tratamento de Efluente Sanitário (Wetlands Construídas) / Roseli Frederigi Benassi - Universidade Federal do ABC/SP (UFABC)
 
10h15 - 11h - Recuperação de Recursos de Esgotos Sanitários por Sistemas Descentralizados: Reuso de Água e de Nutrientes na Agricultura / Eduardo Lucas Subtil - Universidade Federal do ABC/SP (UFABC)
 
11h - 11h50 - Fluoretação das Águas para o Consumo Humano / Osman de Oliveira Lira – Funasa/PE
 
Coordenadora da mesa: Janine Alicia Groenwold
 
14h - 14h50 - Substâncias Químicas e Águas para Consumo Humano / Márcia Aparecida Ribeiro de Carvalho - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
 
15h – Visita Técnica