Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Prêmio WEPs Brasil: inscrições terminam nesta terça-feira (10)
Tamanho da letra
09/11/2015

Terminam, nesta terça-feira (10), as inscrições para o Prêmio WEPs Brasil, que reconhece as melhores práticas corporativas em benefício do empoderamento da mulher e da equidade de gênero. A iniciativa é da Itaipu Binacional, ONU Mulher, Pacto Global e Tempo de Mulher.

Para se inscrever, é preciso acessar http://premiowepsbrasil.org/. Podem participar empresas privadas e públicas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil. A adesão é gratuita.

O prêmio se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, WEPs, em inglês) e tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas para a cultura da equidade.

A primeira edição ocorreu em 2014, com 186 concorrentes em três categorias: micro e pequena, média ou grande empresa. A divulgação das vencedoras será na cerimônia de premiação, prevista para março de 2016.

Os WEPs

Os sete princípios propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres e da igualdade. São eles: 1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero; 2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho - respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação; 3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras; 4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres; 5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres; 6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa; e 7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Ao aderir à causa, as empresas empregam um grupo padronizado de parâmetros e indicadores para medir o desempenho e o progresso no empoderamento das mulheres. Isto permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação aos concorrentes.