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Prêmio WEPs Brasil 2014 anunciará vencedoras no dia 31 de março
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24/03/2014

Os nomes das vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2014 - Empresas Empoderando Mulheres serão anunciados no próximo dia 31 de março, numa solenidade em Curitiba. A cerimônia está marcada para as 19h, no Teatro Positivo.

São 32 finalistas de um total de 186 participantes do prêmio, que visa promover a cultura da igualdade de gênero entre as empresas brasileiras e que tem por base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, do inglês Women’s Empowerment Principles).

As vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação: algumas delas receberão premiação nas categorias ouro, prata e bronze ou menção honrosa. A iniciativa é da Itaipu Binacional, desenvolvida em conjunto com o Portal Tempo de Mulher e o Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR), com a parceria de diversas empresas e instituições.

A iniciativa é da Itaipu Binacional, desenvolvida em conjunto com o Portal Tempo de Mulher e o Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR), com a parceria de diversas empresas e instituições.

A solenidade, que será bastante concorrida, terá a participação de CEOs e diretores das empresas que participaram do processo de criação do prêmio, de autoridades e de convidados especiais - homens e mulheres responsáveis por promover e incentivar uma cultura de equidade para trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho.

Já está confirmada a participação do presidente do Pacto Global no Brasil, Jorge Soto; da diretora da ONU Mulher, Nadine Gasman; da diretora da Global Reporting Initiative (GRI), Glaucia Térreo; da presidente do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo; do diretor do Planeta Sustentável, Caco de Paula; e da jornalista e empresária Ana Paula Padrão, responsável pelo Portal Tempo de Mulher.

Há duas semanas, em Nova York, o diretor executivo do Pacto Global, Georg Kell, elogiou a iniciativa do Prêmio WEPs Brasil para disseminar os princípios de empoderamento das mulheres em território nacional. Kell é também uma das personalidades aguardadas para o evento.

Prêmio e experiência

Em 2013, a Itaipu recebeu o WEPs Leadership Awards, o que incentivou a empresa criar o WEPs Brasil 2014, como uma forma de propagar essa cultura entre as empresas brasileiras de todos os portes.

O que também contribuiu foi a bagagem acumulada de dez anos de trabalho voltado para a equidade. Desde 2003, Itaipu tem um programa voltado para essas questões.

Inscritos

O prêmio recebeu na primeira fase 186 inscrições. Desse total, 75 foram classificadas na etapa de elegibilidade, das quais 35 são pequenas e microempresas, 21 são de grande porte e 19 de médio porte.

Todas as regiões brasileiras estão representadas: 40 empresas provêm da Região Sul, 25 do Sudeste, quatro do Nordeste, três do Norte e três do Centro-Oeste.

 “A grande adesão e a diversificação de empresas inscritas de diferentes regiões mostram que o empresariado brasileiro vem se preocupando em promover a equidade de gênero entre seus públicos interno e externo”, diz a diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, idealizadora da premiação.

Cultura e parcerias

O Prêmio WEPs Brasil 2014 visa incentivar e promover a equidade de gênero e o empoderamento da mulher nas pequenas, médias e grandes empresas brasileiras. A iniciativa é uma realização da Itaipu Binacional e do portal Tempo de Mulher, da jornalista e empresária Ana Paula Padrão, em parceria com a Rede Brasileira do Pacto Global e a ONU Mulheres Brasil.

O Prêmio é reconhecido pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres mundial, criadores dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Mais informações sobre o prêmio em: www.premiowepsbrasil.org.

Parcerias

A iniciativa conta com o apoio institucional do Sistema Federação das Indústrias do Paraná – Fiep (que reúne o Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi – IEL), Sebrae, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e ABRH-Paraná, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e Assespro-Paraná, Câmara Americana de Comércio de Curitiba (Amcham–Curitiba) e Fundação Coge (Funcoge).

O apoio técnico é da Fundação Dom Cabral (FDC), do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul/Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Os parceiros de Mídia são Gazeta do Povo, Gazeta Maringá, Jornal Brasil Econômico, Jornal de Londrina, Tribuna do Paraná, Paraná Online e Revista Nacional de Tecnologia da Informação (RNTI).

O que são os WEPs?

Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU lançaram, em parceria, os Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade significa negócios (Women’s Empowerment Principles – WEPs), cujo objetivo é ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres.

Baseados nas políticas e práticas de empresas líderes de diferentes setores de todo o mundo, os princípios propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres e indicam o caminho para um futuro que seja simultaneamente mais próspero e mais justo para todos e todas.

O grupo de princípios foi elaborado a partir de um processo internacional de consulta. Para aderir à iniciativa, as empresas devem assinar a Declaração de Apoio de CEOs, disponível em www.weprinciples.org.

Ao implementar os WEPs, as empresas estarão empregando um grupo padronizado de parâmetros e indicadores para medir o desempenho e o progresso no empoderamento das mulheres. Isto permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação às concorrentes.

Conheça os sete princípios:
1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.