Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Prefeitos do Oeste do Paraná se reúnem em Itaipu
Tamanho da letra
02/02/2007

Os prefeitos de 38 municípios filiados à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) visitaram ontem (02) a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Durante a visita, também foram apresentados aos prefeitos alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pela Itaipu, como o programa de Geração Distribuída com base em biogás e saneamento ambiental, o programa Cultivando Água Boa, que é desenvolvido em parceria com os municípios, e os projetos da Fundação PTI.

 

Acompanhados das primeiras-damas, os prefeitos vieram a Foz do Iguaçu para participar da primeira assembléia geral da Amop deste ano e para a posse da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Na passagem pela Itaipu, a comitiva foi recebida pelo diretor-geral brasileiro da empresa, Jorge Miguel Samek, pelo diretor de Coordenação, Nelton Miguel Friedrich, e pelo diretor técnico, Antonio Otelo Cardoso.

 

A primeira parada da comitiva na Itaipu foi no vertedouro, que está com uma vazão média de 10 mil metros cúbicos de água por segundo. Depois, os prefeitos seguiram para o PTI, onde, logo na entrada, conheceram e até dirigiram o carro elétrico, que é resultado de uma parceria entre Itaipu, a empresa suíça KWO e a Fiat.  No PTI, eles também visitaram o espaço acadêmico, laboratórios de pesquisa, espaço de desenvolvimento empresarial e Estação Ciência.

 

Parcerias

 

Mais do que conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Itaipu, a visita também foi um forma de reiterar a importância da parceria entre a empresa e os municípios. Segundo o presidente da Amop, Francisco Menin, a Itaipu se tornou uma grande parceira dos municípios, principalmente através do Cultivando Água Boa, que já alcançou resultados extraordinários.

 

Para Jorge Samek, os resultados alcançados pelo programa Cultivando Água Boa foram possíveis graças ao compromisso dos municípios parceiros. Samek também destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo PTI na área de tecnologia, que, segundo ele, é fundamental para promover o desenvolvimento tecnológico da região.

 

- O PTI vem desenvolvendo um grande trabalho na área de pesquisa científica e tecnologia. Isso mostra que Itaipu não gera apenas energia, mas também conhecimento e tecnologia que, através do PTI, vai contribuir para o desenvolvimento tecnológico da região -, declarou Samek.

 

Outro trabalho apresentado para os prefeitos foi o programa de Geração Distribuída, com base em biogás e saneamento ambiental, que utiliza resíduos de animais para a geração de energia. Segundo o coordenador do projeto, Cícero Bley, a região Oeste tem um enorme potencial de geração de energia devido ao grande plantel de aves e suínos.

 

- Temos potencial e tecnologia para isso -, declarou o coordenador do projeto.