Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Porto Kattamaram, novo atrativo de Itaipu, tem dia de prévia
Tamanho da letra
06/06/2014

Jornalistas e agentes de viagem participantes do 9º Festival de Turismo das Cataratas, que termina nesta sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu, tiveram nessa quinta-feira (5) uma prévia do mais novo atrativo do Complexo Turístico Itaipu (CTI): o Porto Kattamaram. Do local sairão passeios de barco que percorrerão o reservatório da Itaipu na região próxima à barragem.
  
O atrativo será oficialmente inaugurado na próxima terça-feira (10). A operação turística iniciará no dia seguinte, com quatro passeios diários (dois pela manhã e dois à tarde), em todos os dias da semana.
     
Nas sextas-feiras e sábados haverá um quinto passeio, que permitirá aos turistas contemplar o pôr do sol no lago de Itaipu. Nessas ocasiões também será possível jantar no restaurante construído junto ao porto. Esses passeios estarão integrados à Iluminação da Barragem, assim como os passeios durante o dia podem ser combinados com a Visita Panorâmica ou com o Circuito Especial.
   
“Com o Kattamaram, acreditamos que o turista irá passar mais tempo na Itaipu. Também estamos investindo no Mirante Central, que ganhará uma nova estrutura com café, bistrô e loja de artesanato”, afirmou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, durante a apresentação, que contou com a participação de 47 jornalistas e agentes de viagem.
   
   
Os ingressos para os passeios de barco custarão R$ 60, com desconto de 50% para os moradores dos municípios lindeiros (crianças até seis anos não pagam e, entre 6 e 12 anos de idade, pagam meia). A empresa Porto Kattamaram, do grupo Macuco Eco Aventura (que promove passeios no Parque Nacional Iguaçu), investiu cerca de R$ 3 milhões na infraestrutura (restaurante e píer), além de criar 42 empregos para operar o atrativo.
   
O contrato de concessão da Porto Kattamaram com a Itaipu é de dez anos, renováveis por mais dez. “Para nós, é um orgulho e a realização de um sonho poder participar do CTI”, afirmou o proprietário da empresa, Adriano dos Santos.
   
Para viabilizar o novo atrativo, a Itaipu, via margem brasileira, revisou, em comum acordo com o Paraguai, as normas que regem a área de segurança do reservatório e que antes proibia a navegação turística. O passeio, contudo, é todo georeferenciado e demarcado por boias que contam com iluminação noturna, garantindo total segurança dos turistas. O passeio conta, ainda, com as mesmas coberturas de seguro individual já proporcionadas aos visitantes nos demais atrativos da binacional.