Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
População poderá comprar alimentos orgânicos no 3º Cultivando Água Boa
Tamanho da letra
29/11/2006

Uma feira destinada à venda de alimentos orgânicos será um dos principais destaques do 3º Encontro do Programa Cultivando Água Boa, que começa hoje (30), às 8h15, e segue até amanhã, no Centro Internacional de Convenções de Foz do Iguaçu. A 2ª Feira Vida Orgânica, como é chamada, será aberta ao público, independente da participação em outros eventos do encontro, e deve reunir cerca 300 produtores locais e de outras cidades do Paraná, que estarão vendendo alimentos não transgênicos, produzidos sem a utilização de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes industrializados. A feira vai ocupar um total de 30 estandes e ficará localizada logo na entrada do Centro de Convenções, no primeiro pavilhão.

 

Mais de cem produtos orgânicos serão vendidos aos visitantes, entre verduras, frutas, geléias, sucos, compotas, grãos e cereais diversos, como feijão, amendoim, trigo, além de artesanato e confecções orgânicas, feitas com algodão produzido no Paraná sem agrotóxicos. O engenheiro agrônomo João José Passini, gestor do projeto de Agricultura Orgânica do Cultivando Água Boa, responsável pela feira, informa que cerca de vinte técnicos de Itaipu e seus parceiros estarão no Centro de Convenções à disposição de produtores que se interessem pela agricultura orgânica, para informar tanto sobre a tecnologia quanto em relação ao mercado.

 

Dando início às suas atividades, estará participando da Feira Vida Orgânica a Associação dos Consumidores Orgânicos de Foz do Iguaçu, que já tem mais de 200 pré-associados. No ano passado, a 1ª Feira Vida Orgânica, realizada também em Foz do Iguaçu, vendeu todos os produtos expostos e faturou cerca de R$ 40.000,00. 

 

Eventos

 

O encontro deve reunir mais de 2 mil participantes, entre representantes de organismos públicos, empresas privadas, instituições de ensino e pesquisa, para avaliar e discutir ações visando o desenvolvimento sustentável na região da Bacia do Paraná 3, uma das principais tributárias do reservatório da hidrelétrica de Itaipu. Simultaneamente ao Cultivando Água Boa e à feira, também serão realizadas a 4ª Mostra e Seminário de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu, promovida pelo Ibama, e a 6ª Edição do Programa Professor Destaque Ambiental, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

 

Outro destaque do encontro será o lançamento do Centro de Saberes e Cuidados Sociambientais da Bacia do Prata. Esse centro poderá se constituir num dinâmico núcleo de inteligência, reunindo, integrando e difundido conhecimentos populares tradicionais e a mais moderna tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Sediado no Parque Tecnológico Itaipu, o centro será uma organização internacional que envolverá toda a Bacia do Prata (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai), com apoio do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

 

Atenção, Redação:

Quem desejar fazer a cobertura, deve procurar Maria Auxiliadora ou Rodrigo, amanhã (30), a partir das 8 horas, no Centro de Convenções.

Telefones:

Maria Auxiliadora: 9975-5720

Rodrigo Bonas: 9911-9797

João José Passini (Feira Orgânica): 9967-7256