Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Pontes da Amizade e Tancredo Neves ganham iluminação led
Tamanho da letra
10/11/2016
 
Até o final do ano, os sistemas de iluminação da Ponte da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai, e da Ponte Tancredo Neves, entre o Brasil e a Argentina, na região das três fronteiras, deverão ser totalmente substituídos.
 
O aval foi dado nesta quinta-feira, 10, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é responsável pelas duas pontes, ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e ao Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística de Foz do Iguaçu (Fundo Iguaçu).
 
Segundo o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e secretário geral do Codefoz, Gilmar Piolla, o projeto de revitalização da Ponte da Amizade, que passou por uma grande transformação – a maior em 52 anos de existência –, possibilitou mais segurança e conforto aos usuários, além do embelezamento, mas não contemplou um novo sistema de iluminação, que é também um problema na Ponte Tancredo Neves.
 
"Com a substituição das lâmpadas e luminárias, agora, a revitalização ficará completa", comentou Piolla.
 
Ele disse ainda que "as duas pontes são consideradas ícones da relação entre o Brasil e os países vizinhos, símbolos turísticos e de integração econômica regional”. 
 
O termo de autorização foi assinado no Porto Kattamaram, na usina de Itaipu, pelo diretor administrativo e financeiro do DNIT, em Brasília, Gustavo Adolfo Andrade de Sá. O documento foi assinado também pelo diretor da MD Eletro, André Camargo, representante oficial em Foz do Iguaçu da empresa canadense LED Roadway Lighting (que doou as lâmpadas e luminárias); pelo superintendente de Comunicação Social de Itaipu e secretário-geral do Codefoz, Gilmar Piolla.
 
Assinaram o documento, ainda, o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Thiago, e o chefe de serviço da unidade local do DNIT em Foz do Iguaçu, Vicente Veríssimo.
 
Modelo
 
As luminárias que serão usadas, modelo NXT 72 M, estão em conformidade com as diretrizes RoHs (sem chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente e bifenilos polibromados) e podem reduzir o consumo de energia em até 80%. A garantia de fábrica é de 20 anos.
 
Toda a manutenção será dada pela empresa doadora, sem custos para o DNIT. A articulação para a substituição da iluminação foi feita pelo Fundo Iguaçu e Codefoz.