Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Polo Astrônomico do PTI: início do Ramadã será na quinta-feira (18)
Tamanho da letra
16/06/2015

O início oficial do Ramadã (mês sagrado dos muçulmanos) será na quinta-feira, 18, porque não foi possível avistar a lua nova, que marca o começo do novo ciclo lunar, como estava previsto para esta terça-feira, 16. Um grupo de aproximadamente 50 pessoas da comunidade muçulmana da fronteira do Brasil com o Paraguai acompanhou a observação da possível mudança lunar feita por xeiques dos dois países no Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu, instalado na área da Itaipu Binacional. O encontro ocorreu no final da tarde.

Em cada ano, o início do Ramadã é baseado na combinação das observações da lua e em cálculos astronômicos. O islamismo usa o calendário lunar, que é onze dias mais curto que o solar. Dependendo da formação da lua, o Ramadã pode ocorrer em meses diferentes do ano. Esse é o período de purificação, no qual os muçulmanos fazem jejum do amanhecer até o entardecer, por volta das 19h30.

Foz do Iguaçu, com mais de 80 etnias, de acordo com a Polícia Federal, tem a segunda maior comunidade árabe do País. Só perde para São Paulo. São mais de 17 mil pessoas, principalmente libaneses e sírios.

A decisão de fazer o anúncio do Ramadã a partir do Polo Astronômico do PTI foi tomada a partir de uma visita, nesta segunda-feira (15), ao PTI. O xeique,
acompanhado de um grupo da mesquita, foi recebido pelo diretor superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo. A comunidade árabe tem ótimo relacionamento, tanto com o PTI quanto com a Itaipu.

Logo depois da visita ao PTI, o Centro Islâmico do Brasil e Paraguai, por meio das redes sociais, convidou a todos os muçulmanos a acompanhar, nesta terça-feira (16), o avistamento da lua nova no Polo Astronômico e o possível anúncio do Ramadã a partir dessa observação da lua. Caravanas saíram da mesquita em direção à Itaipu para acompanhar o ato religioso.

Cultura

A religião islâmica é seguida por cerca de 80% dos imigrantes e descendentes árabes. A maior leva de imigração à região ocorreu entre 1986 e 1996. O Islã é baseado no Alcorão (texto considerado por seus seguidores como a palavra de Deus) e pelos ensinamentos de Maomé, seu fundador, em 630 d.C. Na tradução livre, Islã significa “submissão a Deus”. O Brasil tem 2 milhões de seguidores do Islamismo, os muçulmanos.