Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
PNUD deve apoiar parceria da Itaipu com UNDESA
Tamanho da letra
07/04/2017
 
O diretor do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), Pedro Conceição, disse o programa apoiará a parceria entre a Itaipu Binacional e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA) para desenvolver soluções sustentáveis no campo da água e energia. A afirmação foi feita no último dia de participação internacional da Itaipu Binacional na ONU, nesta quinta-feira, 6. 
 

Reunião da Itaipu com representantes do PNUD, em Nova York, nesta quinta-feira (6). Clique na imagem para baixar arquivo em alta resolução. Foto: Daniel Vergara.
 
O compromisso com o PNUD fez parte de uma agenda de quatro dias da Itaipu, em Nova York. O diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Vianna, e o diretor geral paraguaio, James Spalding, mantiveram contatos com algumas das principais autoridades do sistema ONU ligadas à temática da sustentabilidade. 
 
“A Itaipu é um exemplo mundial de parceria e colaboração entre países a ser seguido”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, durante a reunião com o PNUD. O diretor Pedro Conceição, que também é responsável, no PNUD, pela temática dos ODS em nível global, acrescentou que a usina binacional é uma referência para outros projetos de cooperação que podem ser desenvolvidos especialmente na América Latina e na África.
 
O ponto alto da programação em Nova York foi a assinatura de um memorando de entendimentos com a UNDESA na quarta-feira (5), com objetivo de promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados à universalização e à qualidade dos serviços de água e energia.
 

Ramiro Wahrhaftig, Pedro Domaniczky, Pedro Conceição e Luiz Fernando Vianna. Clique na imagem para baixar arquivo em alta resolução. Foto: Daniel Vergara.
 
A agenda em Nova York foi o primeiro compromisso internacional de Luiz Fernando Vianna como diretor-geral da Itaipu (os três primeiros dias também contaram com a participação do diretor-geral paraguaio, James Spalding). Representando a Itaipu, também participaram do encontro com o PNUD o diretor de Coordenação Executiva, Pedro Domaniczky, e o assessor da diretoria brasileira, Ramiro Wahrhaftig.
 
Encerrando a agenda, os representantes da Itaipu também foram recebidos pelo vice-diretor do Pacto Global, Gavin Power, e a gerente da área de Engajamento de Clientes, Carolina Lima. A Itaipu é signatária do Pacto, que contém 10 princípios derivados de declarações da ONU referentes a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
 

Pedro Domaniczky, Gavin Power, Luiz Fernando Vianna, Carolina Lima e Ramiro Wahrhaftig. Clique na imagem para baixar arquivo em alta resolução. Foto: Daniel Vergara.
 
Power destacou que a Itaipu “não é apenas signatária, mas que põe os princípios em prática”, referindo-se às ações da empresa, como promoção da equidade de gênero, proteção de crianças e adolescentes, e também proteção do meio ambiente. E, ainda que a binacional é um exemplo para se medir o impacto da adoção dos ODS na atividade empresarial.
 
O diretor convidou a Itaipu a participar de dois eventos promovidos pelo Pacto Global em Nova York: o Global Compact Business Day, no próximo mês de julho, e o Private Sector Forum, que acontece paralelamente à Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando deverá ser apresentado um panorama global dos ODS.