Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Parque Tecnológico Itaipu promove 1ª Mostra de Trabalhos e Protótipos
Tamanho da letra
06/10/2006

Os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores apoiados pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu serão apresentados durante a 1ª Mostra de Trabalhos e Protótipos, que será promovida no próximo dia 10, terça-feira, no PTI. A mostra contará com cerca de 80 trabalhos de diversas áreas de pesquisa. como biomedicina, química, robótica e ferramentas didáticas de apoio ao ensino.

 

Promovida pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico Avançado (PDTA), a Mostra de Trabalhos e Protótipos faz parte da programação do 1º Congresso da Academia Trinacional de Ciências, que será realizada segunda e terça-feira da semana que vem (dias 9 e 11), no PTI. O evento reunirá cerca de 300 participantes, entre profissionais, professores, pesquisadores e acadêmicos do Brasil, Paraguai e Argentina, na discussão de temas voltados às três grandes áreas da Ciência: Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

 

A mostra

 

Entre os trabalhos que serão apresentados durante a mostra estão 40 protótipos de software e de hardware que abrangem diversas áreas de pesquisa. Na área de biomedicina, por exemplo, será apresentado um protótipo no qual são utilizadas técnicas de Inteligência Artificial para o auxílio no diagnóstico de doenças.

 

Também será apresentado um protótipo que integra as áreas de química e de computação, permitindo a visualização de moléculas e compostos químicos através de técnicas de realidade aumentada. Já na área de robótica, será apresentado um robô móvel capaz de realizar navegação autônoma.

 

Apoio à pesquisa

 

Todos os trabalhos que estarão expostos na mostra receberam apoio do PDTA, através de linhas de financiamento a pesquisas. Somente este ano, o PDTA está financiando 34 bolsas de iniciação científica; quatro bolsas de iniciação à extensão; duas bolsas de assistente de cátedra; quatro bolsas de estágio; duas bolsas de especialização; quatro bolsas de mestrado; e uma bolsa de pós-doutorado.

 

“Várias pesquisas estão sendo realizadas graças ao apoio do PDTA. Então, a nossa idéia com a mostra é tornar público o que está sendo feito pelo PTI nas áreas de desenvolvimento científico e tecnológico”, disse Huei Diana Lee, uma das coordenadoras da mostra.

 

Além dos participantes do Congresso da Academia Trinacional de Ciências, a mostra também estará aberta ao público. Segundo Huei, o público alvo é formado, principalmente, por alunos do ensino médio, pois é uma forma de despertar neles o interesse pela área científica.