Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Parque Tecnológico Itaipu poderá abrigar sede da Universidade do Mercosul
Tamanho da letra
18/08/2006

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, poderá abrigar a sede da futura Universidade do Mercosul, em fase adiantada de discussão pelo Ministério da Educação. Integrante da comissão de estudos para a estruturação da Universidade do Mercosul, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, defende a instalação da sede da Universidade no PTI, devido a infra-estrutura existente e também por se tratar de uma localização privilegiada, fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. 

 

O projeto inicial da Universidade do Mercosul prevê a implantação de três campus: um em São Borja, no Rio Grande do Sul, um em Chapecó, em Santa Catarina, e um em Foz do Iguaçu, que poderá ser a sede da Universidade. Segundo o reitor da UFPR, o objetivo é formar profissionais de altíssima qualidade, nas áreas de engenharias, ciências exatas, tecnologia, meio ambiente e turismo. A Universidade será bilíngüe e concederá diplomas com validade nos países do Mercosul.

 

Na última terça-feira (15), o projeto para a criação da Universidade do Mercosul foi discutido com o ministro de Educação, Fernando Haddad, em Brasília. Durante a reunião, o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, fez uma apresentação sobre o PTI, ressaltando que o Parque, desde a sua criação, defende a integração dos países da tríplice fronteira.

 

“O histórico do PTI, que desde sua criação tem esta visão de integração, abre grandes possibilidades de instalação da primeira unidade da Universidade Mercosul nas dependências do Parque”, afirma Nelton. Segundo ele, “o projeto está evoluindo de forma acelerada e positivamente”.

 

Aspectos jurídicos

 

Desde o início da semana, a comissão de estudos do MEC está trabalhando na formatação jurídica e curricular da Universidade do Mercosul. O projeto será discutido nos dias 18 e 19 de setembro, durante reunião que será promovida em Foz do Iguaçu e que deve contar com a presença dos ministros de Educação do Brasil, Paraguai e Argentina. A versão final será encaminhada para aprovação durante a reunião do Mercosul, que será realizada no dia 20 de setembro, em Brasília.

 

Se a Universidade do Mercosul for aprovada, o MEC vai disponibilizar imediatamente R$ 12 milhões, recurso que será investido na adequação da estrutura e aquisição de equipamentos. E, se tudo correr bem, Calos Augusto afirma que as aulas na Universidade do Mercosul devem iniciar em 2008.

 

O que é o PTI

 

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – um importante centro de ensino e pesquisa em educação, ciência e tecnologia – começou a ser erguido há três anos. Ocupa um espaço de 50 mil metros quadrados de área construída, local que, no passado, serviu de alojamento dos trabalhadores durante a construção da usina. Com o PTI, Itaipu pretende agregar conhecimento e tecnologia que venham, nos próximos anos, atender às necessidades de atualização tecnológica da usina.

 

Atualmente, o Parque mantém uma Incubadora Empresarial, que abriga empresas de base tecnológica, o Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, e entidades de pesquisa e apoio à pesquisa, como o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec, e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI). Também está aprovada a instalação, no PTI, do Centro Internacional de Hidroinformática, da Unesco, e do Laboratório de Eficiência Energética do Procel.