Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Parceria entre Itaipu e Unesco é reforçada
Tamanho da letra
28/04/2008

O belga Vincent Defourny, representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, visitou Itaipu nesta manhã. Ele atendeu ao convite feito pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e no sábado chegou de Brasília – onde fica a sede da entidade no País. Na agenda, o estreitamento da parceria entre Itaipu e Unesco. A união é estratégica para ambas as entidades.

 


Representante da Unesco visita Itaipu
acompanhado da família
“A visita do Vincent atende ao propósito de ampliar essa atuação conjunta nas áreas de educação, ciência e tecnologia”, ressalta Paulino Motter, assistente do DGB. Com compromissos em Curitiba, Samek foi representado por Paulino nas boas-vindas a Vincent. Hoje, no Centro de Recepção de Visitantes, Paulino e Marta Costard, gerente de Relações Públicas, receberam o belga.

 

Ele veio acompanhado da esposa e de dois filhos. Antes de conhecer a usina, a família aproveitou para apreciar as belezas naturais de Foz e visitar a iluminação da barragem no fim de semana.

 

Segundo Vincent, as iniciativas da Itaipu nas áreas de responsabilidade social e de proteção ao meio ambiente são muito próximas ao campo de atuação da Unesco, o que motivou a realização de diversas ações em comum. Exemplo é o apoio dado pela Itaipu ao Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). Localizado no Parque Tecnológico Itaipu, o CIH oferece cursos de capacitação para a preparação de gestores de águas e faz parte das ações do Centro Hidrológico Internacional, da Unesco.

 

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cujo projeto aguarda aprovação no Congresso Nacional, é outro fruto desse acordo, que vai muito além. Uma série de atividades relacionadas à educação ambiental, como, por exemplo, o Programa Cultivando Água Boa, também conta com a parceria. Resultados positivos que, no que depender da disposição do represente da Unesco no Brasil, têm tudo para serem ampliados. “É nosso desejo estudar novas possibilidades de trabalho em conjunto”, afirma Vincent.