Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Para alegria dos visitantes, Itaipu abre seu vertedouro
Tamanho da letra
08/01/2007

Os turistas que estão visitando Itaipu neste período têm uma atração a mais. Por causa do excesso de chuvas na região Sudeste, uma das calhas do vertedouro está aberta. O escoamento da água - não usada para a produção de energia - chegou a 2.460 metros cúbicos de água por segundo na madrugada desta segunda-feira, ou seja, mais do que toda a vazão das Cataratas do Iguaçu nesta temporada.

 

Pela manhã, quando a Itaipu aumentou a produção de energia, o volume ficou em 756 metros cúbicos de água por segundo, vazão que vai aumentar gradativamente nos próximos dias.

 

O vertedouro foi aberto no último dia 24. De lá para cá, ficou fechado apenas nos dias 2 e 3 de janeiro. No dia 4 voltou a escoar a água excedente. E, de acordo com a Divisão de Hidrologia de Itaipu, deve permanecer por um longo período aberto.

 

O reservatório de Itaipu recebe água de toda a Bacia do Rio Paraná, que inclui rios de Minas Gerais e São Paulo, onde as chuvas estão sendo abundantes. Como Itaipu utiliza para a produção de energia aproximadamente 11 mil metros cúbicos de água por segundo que chegam pelo reservatório, o que excede este volume precisa ser escoado pelo vertedouro, já que o Lago de Itaipu está em sua cota máxima, de 220 metros acima do nível do mar.

 

Mesmo sem a atração do vertedouro, que abriu poucas vezes no ano passado, quase 600 mil turistas visitaram a usina de Itaipu. Pelo lado brasileiro da usina, foi registrado um total de 422.421 pessoas, procedentes de 120 países e territórios. No lado paraguaio, do início de janeiro até o último 21 de dezembro do ano passado, 150.951 mil turistas visitaram a usina. Nas outra atrações do Complexo de Itaipu, como Ecomuseu foram mais de 75 mil visitantes e no Refúgio Biológico, cerca de 20 mil.