Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
ONS divulga nota de esclarecimento sobre queda de torres
Tamanho da letra
24/09/2014

Em relação ao incidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, 24, que provocou a queda de quatro torres de Furnas, o Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou a seguinte nota de esclarecimento

Nota à Imprensa (24/09/2014)

Informe sobre a operação do SIN

Hoje (24/09), às 6:57 da manhã, fortes vendavais no Oeste do Paraná (região de Cafelândia) provocaram a queda de quatro torres do terceiro circuito da linha de transmissão em 765 kV Foz do Iguaçu – Ivaiporã, de propriedade de Eletrobras Furnas.

Em função do alerta de tempo severo, o ONS havia comandado a redução da geração de Itaipu 60 Hz, como medida adicional de segurança. Segundo informações do proprietário, o circuito deverá permanecer indisponível por um período estimado em até dez dias.

De forma a manter a operação do SIN dentro dos padrões adequados de segurança, está sendo adotada a seguinte política operativa:

• A usina de Itaipu 60 Hz terá sua geração programada para 4.200 MW, com no mínimo sete unidades geradoras em funcionamento, de forma que possa permanecer em operação, por meio da rede de 500 kV, mesmo com a eventual perda dos dois circuitos remanescentes de 765 kV.

• O recebimento pelo sistema Sudeste/Centro-Oeste de energia transferida da região Sul (inclusive Itaipu 60Hz) será programado para suportar a perda dupla de circuitos em 765 kV no trecho Ivaiporã – Itaberá – Tijuco Preto.

• O fluxo na interligação Norte-Sudeste será programado de forma a manter a sua integridade, mesmo com a eventual ocorrência de perda dupla em qualquer trecho do tronco de 765 kV associado ao escoamento da produção de Itaipu 60 Hz.

Estas medidas terão vigência enquanto durarem os serviços de reparo do circuito afetado. Novas informações serão prestadas caso a condição operativa do sistema volte a se modificar.