Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Novo voo ligará Foz do Iguaçu a Santa Cruz (Bolívia), Cuzco e Montevidéu
Tamanho da letra
28/04/2015

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebe um novo voo internacional. A Línea Aérea Amaszonas S.A., da Bolívia, vai fazer a rota Cuzco (Peru) – Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) – Foz do Iguaçu – Montevidéu (Uruguai).  As rotas já foram autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil- Anac, mas ainda não foi marcada a data para o voo inaugural. Inicialmente, serão quatro voos semanais: segunda, quinta, sexta e domingo.

A empresa também negocia com a Anac, por meio da chamada 5ª Liberdade da Aviação Comercial, a possibilidade de embarcar passageiros em Foz com destino à capital uruguaia. As liberdades do ar fazem parte do Acordo de Trânsito de Serviços Aéreos Internacionais. A 5ª prevê o direito de transporte de passageiros e cargas num terceiro país (no caso, o Brasil), quando o voo é entre outros dois países (Bolívia e Uruguai).

O anúncio dos novos voos será feito nesta quarta-feira (29), em reunião da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, no Hotel Mabu Thermas Grand Resort, seguida de uma entrevista coletiva à imprensa, marcada para as 15 horas.

As novas rotas foram resultado “uma longa negociação”, afirma o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla. “Assumimos o compromisso de desenvolver campanhas de ativação do voo com as entidades parceiras, a imprensa e os canais de distribuição”, explica.

Maravilhas

O voo entre Foz do Iguaçu e Cuzco, que terá duração aproximada de quatro horas, ligará dois patrimônios mundiais da humanidade, segundo critérios da Unesco: Macchu Picchu e as Cataratas do Iguaçu. São, também, duas maravilhas: em 2011, as Cataratas do Iguaçu foram declaradas uma das sete maravilhas da natureza, quatro anos depois de Macchu Picchu ser anunciada como uma das sete maravilhas do mundo.  As eleições foram promovidas pela fundação suíça New Seven Wonders.

A “cidade perdida dos incas”, como é também chamada, fica no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude. Localiza-se a quatro horas de viagem de trem, a partir de Cuzco, cidade com cerca de 300 mil habitantes (semelhante ao número de Foz do Iguaçu), a 3.400 metros de altitude. Cuzco oferece boa infraestrutura turística, desde hotéis de luxo até albergues para mochileiros, além de bons restaurantes.

Na rota entre Foz do Iguaçu e Cuzco está Santa Cruz de la Sierra. Segunda maior cidade da Bolívia, tem quase dois milhões de habitantes e é considerada o motor econômico do país. Com 15 universidades, é o principal polo estudantil do país, recebendo, inclusive, muitos estudantes brasileiros.

Montevidéu

Se for aprovada pela Anac, a possibilidade de embarque de passageiros em Foz do Iguaçu para Montevidéu representaria a recuperação do voo desativado com a falência da Pluna Líneas Aéreas Uruguayas S.A., em 2012. A Amaszonas teve oportunidade de assumir a rota quando adquiriu, este ano, a também uruguaia Buquebús Líneas Aéreas (BQB). A BQB, em grave crise financeira, deixou de operar voos para o Brasil em 2014.

A Amaszonas opera com os aviões canadenses Bombardier, com capacidade para 50 passageiros. No Brasil, a empresa já tem rotas ligando Santa Cruz de la Sierra a Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Ainda este ano, além de Foz do Iguaçu, devem ser lançados novos voos, ligando a cidade boliviana a Brasília, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre.