Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
No PTI, vestibular da Unioeste tem 160 vagas
Tamanho da letra
01/11/2006

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com as inscrições abertas para o vestibular 2007. Ao todo, são ofertadas 2.384 vagas em 34 cursos. Para os quatro cursos do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, que desde o início do ano está instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), são 160 vagas: 40 para Ciência da Computação, 40 para Engenharia Elétrica, 40 para Engenharia Mecânica e 40 para Matemática.  

 

As inscrições para o vestibular podem ser feitas até 6 de novembro, no site da Unioeste (www.unioeste.br/vestibular).

 

Atualmente, cerca de 660 alunos dos quatro cursos de graduação estudam nas instalações acadêmicas do PTI. Os antigos alojamentos dos operários que construíram Itaipu foram reformados e transformados em salas de aula, laboratórios de pesquisa, biblioteca e auditório.

 

O parque possui laboratórios de Química, Preparo/Fornos, Metalografia, Materiais, Metrologia, Automação Industrial, Robótica, Simulação, Controle de Processos, Circuito, Instalações Elétricas Industriais, Máquinas Industriais, Física, Matemática e Computação.

 

Também estão instalados nas dependências do PTI vários grupos de pesquisa, como o Grupo de Análise e Controle em Sistemas Elétricos de Potência (GAC-SEP), o Laboratório de Bioinformática (LABI), o Laboratório de Simulação em Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (SIMULAB), o Laboratório de Materiais (LAMAT), o Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas à Educação (DETAE), Grupo de Estudo e Pesquisa em Redes de Computadores, o Grupo de Automação Industrial e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Software Livre.

 

Além das novas instalações, há um grande diferencial que conta muito na formação acadêmica dos alunos: a oportunidade de conhecer e ter aulas práticas dentro da maior usina hidrelétrica em operação no mundo, a Itaipu.

 

Histórico

 

Desde a criação dos cursos de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Matemática, no campus de Foz do Iguaçu, a Unioeste já formou cerca de 280 profissionais. Já Engenharia Mecânica, que foi criado em 2002, forma a primeira turma no final deste ano.

 

Ciência da Computação foi o primeiro curso criado na área de Engenharias e Ciências Exatas da Unioeste, em 1995. Atualmente, o curso é considerado o terceiro melhor do país, conforme resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já Engenharia Elétrica, que foi criado em 1998, está entre os 10 melhores cursos do Brasil.

 

Mudanças

 

Este ano, o Vestibular da Unioeste será realizado em duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória. Na etapa eliminatória, que será realizada no dia 26 de novembro, serão aplicadas provas de Português, Literatura, História, Geografia, Matemática, Química, Biologia, Física e Língua Estrangeira. Somente os candidatos aprovados na etapa eliminatória participarão da segunda etapa do vestibular, que será realizada no dia 17 de dezembro. Na segunda etapa serão realizadas provas de Conhecimentos Específicos e Redação.