Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Nível dos rios Iguaçu e Paraná começa a recuar
Tamanho da letra
11/06/2014

Depois de atingir a terceira maior cheia de todos os tempos na região da Ponte da Amizade, na terça-feira (10), o nível do Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, começou a recuar nesta quarta-feira (11). Baixou de 124,98 metros para 121 metros naquele ponto. O mesmo acontece com o Rio Iguaçu.
   
A vazão nas Cataratas do Iguaçu, que estava em 22.230 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) no dia anterior, estava em 12 mil m³/s nesta quarta. O volume caiu quase pela metade, embora ainda seja bastante alto, quase dez vezes acima do normal.
   
Muita gente tem aproveitado esse cenário para fotografar, tendo como fundo o conjunto de quedas d’água do Parque Nacional do Iguaçu. Na usina de Itaipu, que mantém duas calhas abertas, o volume chegou nesta manhã a 11.744 m³/s. Os turistas também aproveitam a cena rara para registrar várias imagens do vertedouro.
 
Cataratas e confluência
   
Na confluência, encontro dos rios Iguaçu e Paraná, no Marco das Três Fronteiras, logo abaixo das Cataratas, nesta quarta-feira, o nível estava em 37.864 metros cúbicos de água por segundo, a redução é de mais de 12 mil metros cúbicos de água por segundo.

Casas afetadasSete bairros sofrem os efeitos das inundações. Do lado brasileiro, as partes mais baixas dos bairros Porto Meira, Jardim Jupira, região do Marco das Três Fronteiras, Iate Clube Cataratas, Iate Clube Maringá, além de um porto de areia, foram inundadas. No lado paraguaio, foram atingidos os bairros San Rafael e Remansito.