Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Nível do Rio Paraná deve continuar subindo nos próximos dias
Tamanho da letra
29/12/2015

Os níveis do Rio Paraná, a jusante (abaixo) da usina de Itaipu, continuam elevados. Às 10 horas desta terça-feira (29), de acordo com o boletim emitido pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da usina, o nível na estação hidrométrica localizada na Ponte da Amizade estava 14 centímetros acima da cota de referência para que a primeira casa ribeirinha seja atingida pela água, no bairro San Rafael, em Ciudad del Este. No local, onde a cota de referência é 109,9 metros, o nível era de 110,04 metros acima do nível do mar.
 
Na margem brasileira, a referência para as primeiras casas atingidas é feita na estação hidrométrica do Iate Club Cataratas, que, na manhã desta terça-feira, indicava 110,10 metros acima do nível do mar. Como as primeiras construções – no bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu – são atingidas pela água a partir dos 114 metros neste local, casas brasileiras ainda não foram afetadas.

A cheia acontece em função das chuvas que, nas últimas semanas, foram registradas nas regiões das bacias dos rios Paraná, a montante (acima) de Itaipu, e Iguaçu. Neste rio, a vazão, também às 10 horas desta terça-feira, era de 4.714 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), pouco mais de três vezes acima do normal (1.500 m³/s).

Os próximos dias
 
Segundo prognósticos de instituições especializadas em tempo e clima, nos próximos dias espera-se a ocorrência de novas chuvas sobre as bacias dos rios Paraná e Iguaçu. Para esta quarta-feira (30), segundo a equipe de hidrologia da Itaipu, a expectativa é que os níveis do Rio Paraná continuem aumentando, podendo chegar até a cota 112 (2,1 metros acima da cota de referência para a primeira casa atingida) – condição que afetaria cerca de dez casas em San Rafael.
 
Equipe alerta
 
Os níveis do Rio Paraná e a vazão no Rio Iguaçu são continuamente monitorados e avaliados pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu, subordinada à Superintendência de Operação da usina. Quando necessário, para prevenir os efeitos causados pela elevação do Rio Paraná em áreas habitadas, este setor da binacional mobiliza uma Comissão de Cheia, que emite boletins de alerta hidrológico – a principal fonte de informação de órgãos da região, como a Defesa Civil.
 
Vertedouro
 
O vertedouro da Itaipu opera ininterruptamente desde o dia 18 de novembro, escoando o excedente de água do reservatório da hidrelétrica. Às 14h desta terça-feira passavam pelas comportas da calha esquerda 3.830 m³/s. A tendência é que o vertimento continue, pelo menos para os próximos dias.